Prêmio Salão Design realiza ação com estudantes da FSG

02/03/2023

Há 35 anos estreitando laços entre designers e a indústria moveleira, o Prêmio Salão Design – realizado pelo Sindmóveis – entende que os estudantes são peças-chave no fomento de soluções criativas para o setor. Seguindo essa premissa, a mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário realizou workshops com estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Produto e Design de Interiores da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Os encontros (o primeiro no dia 28 de fevereiro, em Caxias do Sul, e o segundo no dia 1º de março, em Bento Gonçalves), contaram com a participação do diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro, do coordenador do Prêmio, Dioniso Augusto De Bortoli, e da designer Muriele Vivian, sócia-proprietária da YE Design.

Em Caxias, eles foram recebidos pelo professor Marcos Benedete, coordenador dos cursos de Design da unidade, e pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FSG Caxias do Sul e Bento Gonçalves, Daniela Fatofski, que também coordena o Design de Interiores da FSG Bento. “É importante trazer para os alunos essas experiências de contato com o mercado de trabalho e profissionais, sejam designers, sejam arquitetos e urbanistas, para que eles possam ver as tendências da área. Como o Prêmio Salão Design existe há muitos anos e tem bastante reconhecimento, é uma oportunidade para que eles possam ver como o concurso é uma possibilidade de abertura de portas para se tornarem conhecidos, criarem relações com o mercado e demais profissionais”, resume Daniela.

O professor de Arquitetura e Design de Interiores da FSG Bento Gonçalves, Marcelo Damazzini, recebeu De Bortoli, Muriele e Ferro na unidade de Bento. Para ele, mesmo sem perceber, sempre estamos em contato com o design, seja na cadeira e na mesa de trabalho, seja na poltrona da sala de estar. “Em tudo há design, e o design de mobiliário é talvez o mais presente de todos. Por isso, durante a formação acadêmica é muito importante que todo aluno de Arquitetura e Design de Interiores tenha contato e entenda o design de mobiliário como peça-chave para desenvolver projetos, até porque o móvel é parte essencial de qualquer projeto dessas áreas”, comenta.

Na avaliação do coordenador do Prêmio Salão Design, o workshop permitiu despertar a curiosidade dos acadêmicos. “Quando fazemos esse tipo de ação, contando a história do Prêmio e mostrando projetos que já foram contemplados, nos aproximamos dos estudantes. Esses workshops foram muito importantes para incentivar os novos talentos a participarem de uma premiação com alcance internacional e vislumbrarem sua carreira na área”, explica De Bortoli.

dionisio-de-bortoli-premio-salao-design

Dionisio De Bortoli e Muriele Vivian

INSPIRAÇÃO
A YE Design é um bom case dos impactos positivos que o Prêmio Salão Design proporciona à carreira. Muriele Vivian e Leandro Gava iniciaram seu contato com a premiação em 2008, quando o projeto Foz – Abrigo de Transporte Coletivo, foi premiado em segundo lugar. De lá para cá, a YE foi premiada pelo Mobiliário Go! (2012) e recebeu menção honrosa pelos projetos Melanima Copa (2011) e Manilhão Moon (2014) – além de ser finalista com a Poltrona Corcovado (2018) e com o Aparador Sertão (2020), este último assinado também por Fernanda Gava.

“Dividir minha experiência acadêmica e profissional foi muito positivo, porque o Prêmio Salão Design foi nossa primeira premiação e fez muita diferença. Fez com que pudéssemos evoluir, ter portfólio e ganhar visibilidade. Se hoje temos nossa empresa e estamos há mais de 10 anos no mercado, é porque o Prêmio nos ajudou e faz parte da nossa história”, conta Muriele. “A categoria estudante vem com outra energia. Um design mais disruptivo, livre, cheio de sonhos. Se a gente deixar esse time jovem livre para apresentar suas ideias, com certeza teremos projetos incríveis no Prêmio”, acrescenta.

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN
O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias. Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesta edição, conta com patrocínio master de Berneck e Interprint do Brasil, além do patrocínio de Blum e Akeo.

As inscrições da edição 2023 estão abertas até o dia 04/04. Acesse salaodesign.com.br para mais informações e siga o Instagram @premiosalaodesign para acompanhar todas as novidades.