Sindmóveis comemora financiamento de mobiliário pela Caixa

23/04/2012

Linha de crédito possibilitará compra de móveis por participantes do Minha Casa, Minha Vida

A Caixa Econômica Federal lançou nesta segunda-feira, 23, a linha de financiamento Cred Móveis Caixa, destinada à compra de móveis e eletrodomésticos da linha branca para participantes do Programa Minha Casa, Minha Vida. Esse é um antigo pleito do setor moveleiro, que partiu do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) durante a Movelsul Brasil 2010. Na ocasião, foi entregue a representantes da instituição bancária o primeiro pré-projeto de inclusão dos móveis nos financiamentos de programas habitacionais.
Em 2012, a reivindicação ganhou corpo com a segunda edição do projeto Casa do Consumidor do Novo Brasil, um apartamento-modelo construído em tamanho real dentro da Movelsul Brasil 2012 para retratar o estilo de vida de uma família da nova classe média brasileira. Com móveis produzidos por expositores da feira, a intenção foi mostrar que a indústria moveleira vem se preparando para atender a esta nova demanda. Essa semana, o Sindmóveis remeteu à presidenta da República, Dilma Rousseff, um vídeo sobre o projeto e uma correspondência reforçando o desejo do setor moveleiro de sua inclusão em linhas de financiamento.
Para a presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, este é mais um resultado favorável ao setor, que, aliado à redução do IPI até o final de junho, vai impulsionar a produção industrial brasileira – principalmente de mobiliário, um dos setores escolhidos pelo Governo Federal para integrar o Programa Brasil Maior. Serão disponibilizados R$ 2 bilhões e as operações poderão ser contratadas a partir de 4 de maio. O programa prevê prazos e juros especiais, variando de 1% a 2% a.m., com pagamento em até 48 meses. As taxas de juros serão definidas de acordo com a renda familiar dos interessados, conforme as faixas de renda do MCMV. “A redução é bastante significativa, visto que, em geral os juros para o financiamento de móveis giram em torno de 6%”, conclui Cátia.
Acesse e assista o vídeo da Casa do Consumidor do Novo Brasil enviado à presidenta Dilma Rousseff: