O Sindmóveis, Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, é a entidade que representa as 300 empresas do principal polo moveleiro do país em termo de peças produzidas e número de empresas (IEMI), que engloba os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

A entidade foi fundada em 1977 para representar formalmente as indústrias moveleiras localizadas no município de Bento Gonçalves e adjacências. Além da representação sindical, o propósito da entidade é fomentar condições de desenvolvimento para o setor, seja por meio de apoio aos associados, articulação política, ações comerciais ou programas inovadores.

Destaque também para projetos de base em áreas que o Sindmóveis considera essenciais para o crescimento sustentável do setor: o design e as exportações. Ambos colocam a indústria moveleira frente a frente com as exigências do mercado internacional, tornando-as também mais competitivas no mercado interno e refletindo no desenvolvimento do setor moveleiro como um todo.

O legado do Sindmóveis Bento Gonçalves nas últimas décadas vem sendo construir um polo avançado e completo em termos tecnológicos e de inovação.

GISELE DALLA COSTA

MOTIVA MOVEIS