Apex-Brasil e Sindmóveis renovam convênio para fomento às exportações

17/09/2018

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) renovou com o Sindmóveis Bento Gonçalves o convênio de cooperação para o biênio 2018/2020, que custeia as ações dos projetos Orchestra Brasil e Raiz – destinados ao fomento das exportações de fornecedores da indústria moveleira e do serviço do design, respectivamente. O objetivo é posicionar positivamente esses segmentos no mercado externo, elevando a percepção de valor e a competitividade brasileira.

Os recursos destinam-se a ações no exterior como feiras e missões empresariais, além de um trabalho de inteligência comercial que possibilita a manutenção de mercados conquistados, a continuidade das exportações e o aumento de nossa participação nesses mercados. Existem, também, ações previstas nacionalmente para atração de importadores, como o Projeto Comprador da Fimma 2019 e as ações internacionais da Movelsul Brasil 2020.

Para o presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, o trabalho junto à cadeia produtiva impacta diretamente na competitividade da indústria moveleira. Segundo ele, na medida em que se tem fornecedores mais qualificados, inovadores e com condições de atuação no mercado global, a própria indústria moveleira local se beneficia e o segmento se qualifica por meio de seus fornecedores. A mesma lógica se aplica ao design. “Esse olhar estratégico de valoração da cadeia contribui para o avanço da própria indústria moveleira, que é o foco central da atuação do Sindmóveis”, aponta.

Pelicioli ainda pontua que a constância da internacionalização e a competitividade global das empresas – sejam fornecedores, designers ou fabricantes de móveis – é que vai manter a indústria forte e com melhor percepção de valor no Brasil. “Não se trata apenas de proteção no sentido de distribuição de riscos, mas também uma melhora competitiva no mercado doméstico”, reforça o presidente do Sindmóveis.

O Gestor de Projetos Setoriais de Serviços da Apex-Brasil, Emanuel Figueira, reflete sobre avanços importantes no setor de madeira e móveis nesses 15 anos de parceria entre a agência e o Sindmóveis. Segundo ele, nos últimos 10 anos, as exportações do setor têm sido crescentes e, comparativamente, às empresas que não participam do projeto, o incremento é de aproximadamente 20%. Figueira pontua que, especialmente desde 2013, com a criação da vertical volta ao design que é o Projeto Raiz, tem havido uma mudança de percepção sobre o móvel brasileiro que beneficia todo o segmento exportador de casa e construção. “Sob o ponto de vista da agência, o projeto é bastante estratégico e tem um efeito multiplicador significativo. É uma estratégia de longo prazo que o Sindmóveis vem exercendo com bastante profissionalismo e competência”.

Mais sobre os projetos

O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Já o Projeto Raiz estimula a geração de negócios para os estúdios de designers com maturidade para atuação no mercado internacional e com interesse nos mercados norte-americano e europeu. Ambos são conduzidos pelo Sindmóveis Bento Gonçalves com aporte da Apex-Brasil.