Missão empresarial ao Chile identifica oportunidades para empresas do Projeto Orchestra Brasil

28/07/2015

De 27 a 31 de julho, sete empresas fornecedoras da indústria moveleira participam de uma missão empresarial ao Chile. A ação é organizada pelo Orchestra Brasil, projeto setorial de internacionalização das fabricantes de insumos, acessórios, matérias-primas e tecnologias para o setor moveleiro, gerenciado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A programação da comitiva inclui a apresentação de estudos de mercado específicos sobre o Chile, além de uma agenda técnica de reuniões com empresários chilenos fabricantes de móveis, da cadeia varejista, distribuidores e importadores. A partir da missão, o projeto pretende aproximar fornecedores brasileiros do crescente mercado moveleiro chileno.

Conforme o presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, essa é uma ação chave em um dos principais mercados para as empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil. “Com as visitas, reuniões e entrevistas, os objetivos são conhecer o setor, obter informações sobre a indústria moveleira chilena e o mercado de distribuição dos insumos e matérias-primas, de modo a identificarmos as oportunidades de negócios e os atores principais no mercado”, detalha.

O Chile tem a maior renda per capita da América do Sul e um dos principais crescimentos econômicos dos últimos anos. Além disso, é um dos melhores ambientes de negócios da América Latina, ocupando a 41ª posição mundial. A produção de móveis chilena cresceu 12,3% em 2014.

Participam da missão empresarial as empresas Base, Crippa, Jimo, Metalsinos, Promob, Tecbril e Tramontina.

Resultados do Projeto

Em um cenário de forte queda das exportações da indústria brasileira, no primeiro semestre de 2015, os valores em dólares das exportações das empresas apoiadas caíram 4,1%, enquanto das empresas não apoiadas registraram uma queda de 33,2%.

Além disso, entre 2010 e 2014, o projeto teve um aumento de 40 para 76 destinos. O Projeto Setorial Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira no mercado internacional. Para isso, realiza estudos de mercado; missões prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Atualmente, participam da ação 74 indústrias fabricantes de insumos, acessórios, matérias-primas, componentes e tecnologias para o setor moveleiro.