Consultores dos EUA apresentam mais uma etapa do plano de negócios para exportação do design brasileiro

04/12/2014
Até o dia 09 de dezembro, o Projeto Orchestra Brasil está conduzindo a segunda rodada de reuniões entre os estúdios participantes do projeto Design Challenge e os três consultores norte-americanos convidados para dar suporte à criação de uma linha exclusiva de produtos brasileiros para o mercado de Nova York. Com reuniões em São Paulo, Rio de Janeiro e Bento Gonçalves, os consultores estão apresentando para os designers o plano de negócios elaborado para entrada no circuito de design dos Estados Unidos.
Ao todo, 29 estúdios aderiram à iniciativa conduzida pelo Projeto Orchestra Brasil, que visa desenvolver produtos comercializáveis nos Estados Unidos, criando uma identidade de marca e uma percepção mundial do design brasileiro. A dinâmica dessa ação se assemelha a um concurso. Os designers interessados puderam inscrever até cinco projetos, que foram avaliados por uma comissão composta por especialistas em estratégia internacional, desenvolvimento de produtos e adequação ao mercado.
Agora, os selecionados estão desenvolvendo seus produtos e contando com a consultoria do Projeto Orchestra Brasil e dos norte-americanos. Os móveis e acessórios aprovados farão parte de uma coleção que será lançada a partir de março de 2015. O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Inicialmente, era destinado a fabricantes de acabamentos, acessórios, ferramentas, máquinas, matérias-primas, químicos e tecnologia. A partir 2012, incluiu também os serviços de design.