Vencedores do Concurso Salão Design 2012 apresentam soluções para a nova classe média brasileira

29/02/2012

Dezenove peças foram escolhidas pelo juri e serão premiadas durante a Movelsul Brasil, de 26 a 30 de março, em Bento Gonçalves
 Mais do que a forma, a edição 2012 do Concurso Salão Design focou em um novo mercado e, principalmente, como atendê-lo. Norteados, entre outros critérios técnicos, pela temática da Movelsul Brasil, que aborda a nova classe média brasileira, os premiados trazem ao mercado discussões sobre função e adequação do design.
– O mercado percebeu que as medidas e as proporções devem ser bem estudadas para atender aos novos imóveis. E presenciamos, na prática, que a produção de peças empilháveis e desmontáveis cresce consideravelmente na indústria – afirma Ademir Bueno, gerente de design e tendências da Tok&Stok e membro do juri.
Após dois dias de julgamentos, quando os 75 móveis finalistas foram avaliados ao vivo pelos julgadores, móveis componíveis se destacaram, como estantes e sofás que podem crescer conforme a necessidade do usuário.
 Neste ano, foram avaliadas as categorias Móveis para Dormitório, Móveis para Sala, Móveis para Cozinha e Área de Serviço, Móveis para Banheiro e Móveis Desmontáveis para o Mercado Internacional  – esta, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, Apex/Brasil. Todas as categorias foram julgadas nas modalidades Estudante, Indústria e Profissional. Os critérios respeitaram, além da temática da feira, propostas duráveis, tanto no uso diário quanto no estético.  – Um móvel não pode falhar. Fala-se muito no desenho, pois ele cativa, mas também é necessário ter estrutura, encaixe e acompanhar as mudanças do mundo. Os apartamentos estão menores, mas as pessoas seguem do mesmo tamanho. Cabe à indústria perceber e adequar-se às proporções e à robustez necessárias – afirma Ivens Fontoura, designer e museógrafo paranaense.  Também foi eleito o prêmio Madeiras Alternativas, que incentiva o manejo sustentável de florestas nativas, e Professor Orientador, para o indicado no cadastro dos estudantes premiados.
– Assim como o jacarandá foi símbolo de uma época e depois vimos muitos móveis em tauri, podemos estimular a indústria a buscar novas madeiras, de forma sustentável. Hoje, está crescendo o uso de muiracatiara rajada, por exemplo – explica José Alves Camargo, tecnólogo de Madeiras do Serviço Florestal Brasileiro, responsável pela análise das madeiras.  O concurso Salão Design está em sua 16ª edição e já julgou 9.479 trabalhos desde 1988. Além dos premiados, todos os selecionados para a fase final de avaliação farão parte da exposição do Concurso na Movelsul Brasil 2012. 
Conheça os vencedores no blog do Salão Design: http://www.salaodesign.com.br/blog