Vantagens de digitalizar as cotações de fretes internacionais

22/08/2022

A digitalização dos processos possibilita uma série de inovações na relação entre as empresas e seus clientes em diversos segmentos de mercado, incluindo o comércio exterior. Uma das possibilidades é a cotação de fretes internacionais e até mesmo sua contratação, tudo isso em poucos cliques e de maneira descomplicada.

Mas você sabe como são realizadas essas operações e quais as suas vantagens? Neste artigo, apresentamos os conceitos de digitalização dos processos e destacamos seus benefícios, mostrando que é possível otimizar as operações do comex.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é digitalização dos processos?
O conceito de digitalização dos processos corresponde a uma nova forma de execução de tarefas por meio de recursos de automação. Isso é possível porque são utilizadas ferramentas, como:

● Softwares;
● Sistemas de integração;
● Plataformas;
● Aplicativos.

Esses recursos otimizam o tempo de realização das atividades, transferindo operações que antes eram realizadas de forma manual para o meio digital. Sendo assim, documentos e outros arquivos que antes precisavam circular em meio físico, hoje podem ser enviados e salvos por meio da computação em nuvem.

O que é e como funciona o Comex 4.0?
Falar em Comex 4.0 é compreender como a digitalização dos processos e a integração dos sistemas torna o fluxo logístico mais eficiente e seguro. Só para se ter uma ideia, já é possível digitalizar processos como:

● Monitoramento de produtos;
● Rastreio de carga;
● Emissão de documentos;
● Desembaraço aduaneiro.

Tudo isso é possível por conta da interação tecnológica, que hoje chamamos de Comex 4.0. Ele tem como principal característica o encadeamento de processos e a conexão entre diversos dispositivos durante toda operação de exportação ou importação.

Outras características do Comex 4.0
● Redução de custos: a automação e uso de Inteligência Artificial e cruzamento de dados via Power BI reduzem os erros durante os processos, o que acaba por reduzir os custos;
● Processos mais ágeis: com dados cada vez mais precisos e verificados por meio de compartilhamento em nuvem, a burocracia é realizada com mais agilidade;
● Mais segurança e melhoria na gestão de riscos: com dados verificados e situações de riscos mapeadas com antecedência, as etapas se tornam mais seguras e eficientes.

Além disso, a obtenção de dados e a análise de informações permitem uma melhor prospecção de clientes, uma maior transparência nas negociações e uma análise de mercado mais assertiva. Também é possível aplicar novas tecnologias que permitem acelerar ainda mais as operações, como as transações financeiras via Blockchain ou cotação de fretes internacionais por meio de plataformas de marketplace.

Quais as vantagens de digitalizar as cotações de fretes internacionais?
Os benefícios de utilizar uma plataforma para cotação e contratação de frete internacional são muitos, mas resolvemos destacar 4 vantagens perceptíveis já na primeira cotação.

1. Agilidade no processo de cotação
Lembra da média de 70 e-mails necessários para fechar a contratação de um frete internacional pelo método convencional? Esqueça, pois com uma plataforma marketplace esse processo é 300% mais ágil, reduzindo a carga de trabalho e toda preocupação com burocracia.

2. Segurança nas transações
As duas pontas da negociação, empresas embarcadoras e operadores logísticos passam por verificações, garantindo a segurança das transações.

3. Redução de custos e melhor experiência
Com uma plataforma marketplace de cotação e contratação de fretes internacionais, é possível reduzir os custos de contratação entre 12 e 27%, isso porque o embarcador não terá apenas a cotação de um único agente.

É importante ressaltar que o ideal é que a plataforma adote uma segurança de dados e tenha uma política de compliance para evitar a prática de leilão de fretes.
Tudo é realizado com transparência e respeito, visando a melhor experiência para embarcadores e agentes.

4. Acompanhamento personalizado
Outra vantagem de realizar cotações de fretes internacionais de maneira digital é que o embarcador recebe todo suporte e acompanhamento do seu processo por meio de uma equipe de freight experts.
Isso evita dores de cabeça e grandes preocupações com burocracia, já que tudo pode ser resolvido via chat app diretamente no sistema com um time de profissionais com vivência em operações logísticas.

Como é possível digitalizar as cotações de fretes internacionais?
O mercado mudou e as inovações estão cada vez mais aceleradas e simplificando os processos no comércio exterior. E não poderia ser diferente com a atualização do modo de cotar e contratar fretes internacionais.

O que antes era feito por meio de uma extensa e complexa troca de e-mails, ou envolvia diversos telefonemas, hoje já é possível realizar com poucos cliques. Sabe como?

Com a Talura, a primeira plataforma de marketplace de fretes internacionais do Brasil. Por meio dela você pode encontrar as melhores ofertas de frete e realizar a contratação em poucos cliques.

As empresas embarcadoras, seja para exportação ou importação, ao se cadastrarem na plataforma podem acessar os allocations de bookings disponíveis ou realizar a cotação para um destino específico. Tudo isso em apenas três passos, que são:

1. Crie sua solicitação, leva apenas 1 minuto;
2. Receba ofertas de fretes internacionais no seu painel exclusivo;
3. Escolha sua oferta ideal em meio a opções seguras e com o melhor custo-benefício para sua carga.

Além de toda praticidade, a Talura também oferece toda segurança de ponta a ponta do processo, já que todos os agentes de cargas cadastrados na plataforma são credenciados.

Quer conhecer mais detalhes sobre a plataforma e suas diversas funcionalidades? Solicite uma demonstração gratuita.

BÔNUS
Associados ao Sindmóveis e à Movergs têm benefícios com a Talura:
– Cashback de 0,55% (válido para embarques aéreos, rodoviários e marítimos).

– Voucher com descontos exclusivos para remessas internacionais de valores negociados com a Remessas on-line;

– Acesso a preços diferenciados junto ao Ecoporto de Santos (limitado a serviços portuários como armazenagem, carregamento, paletização e vistorias).

Para mais detalhes, entre em contato pelo e-mail international@sindmoveis.com.br.