Um desafio para o design brasileiro no exterior

05/11/2014
Sindmóveis Bento Gonçalves e Apex-Brasil, por meio do Projeto Orchestra Brasil, selecionam designers para uma coleção de produtos criada exclusivamente para Nova York
 
A equipe do Projeto Orchestra Brasil, uma parceria entre o Sindmóveis Bento Gonçalves e a Apex-Brasil que promove as exportações de fornecedores da indústria moveleira, está avaliando os projetos recebidos dos 26 designers brasileiros que estão participando do Design Challenge. A iniciativa resultará em uma linha exclusiva de produtos destinada ao mercado de Nova York.
O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, explica que o objetivo da ação é desenvolver produtos que sejam comercializáveis nos Estados Unidos, criando uma identidade de marca e uma percepção mundial do design brasileiro. O projeto integra o plano de negócios criado pelo Orchestra Brasil para a inserção competitiva do design brasileiro no mercado norte-americano. “O papel do Sindmóveis e da Apex-Brasil é ajudar a desenvolver um modelo de negócio viável e sustentável para os designers”, afirma.
A dinâmica dessa ação será semelhante a de um concurso, em que os designers interessados inscreveram até cinco produtos com design contemporâneo, que expressem brasilidade e onde predominem materiais sustentáveis e sensíveis ao meio ambiente. A partir de agora, consultores norte-americanos especializados em estratégia internacional, desenvolvimento de produtos e adequação ao mercado irão avaliar os projetos inscritos. Os móveis e acessórios aprovados farão parte da primeira coleção da marca Brazilian Collection, que será lançada a partir de março de 2015. 
O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Inicialmente, era destinado a fabricantes de acabamentos, acessórios, ferramentas, máquinas, matérias-primas, químicos e tecnologia. A partir 2012, incluiu também os serviços de design.