Sindmóveis tem agenda em Milão

13/04/2015

O design brasileiro terá presença forte no Salão Internacional do Móvel de Milão, de 14 de 19 de abril – afinal, o Brasil é a terceira maior delegação que visita a cidade italiana no período. Ao todo, 11 estúdios participantes do Projeto Orchestra Brasil terão produtos expostos no ISaloni e nas mostras do Fuorisaloni: Bernardo Senna, Bold Design, Bruno Jahara, estudiobola, Fahrer Design, Jader Almeida, Quadrante Design, Roque Frizzo, Ronald Scliar Sasson, Tezê e Zanini de Zanine.

Além da participação de designers do projeto no ISaloni e nas mostras paralelas do FuoriSaloni, o Sindmóveis Bento Gonçalves conduzirá uma missão prospectiva em busca de parcerias para os profissionais que integram o projeto. O Orchestra Brasil é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), que promove e intensifica a internacionalização de fornecedores da indústria moveleira – incluindo o serviço de design.

Em Milão, a agenda de negócios do Sindmóveis inclui encontros com lojistas e indústrias moveleiras demandantes de serviço de design. Atualmente, a estratégia do Projeto Orchestra Brasil para a exportação do design tem como foco o mercado dos Estados Unidos. Nos últimos seis meses, o projeto vem investindo em estudos sobre esse mercado e no desenvolvimento de uma coleção de produtos destinada ao consumidor norte-americano e o varejo de Nova York.

Eventos que concentram peças assinadas por brasileiros

Brazil S/A

O BRAZIL S/A é um espaço de exposição e relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros dos setores de inovação e design, além de arquitetura, decoração e artesanato. Em 2015, a 6ª edição da mostra espera 120 mil visitantes na Università Degli Studi di Milano.

MADE | Mercado, Arte, Design

Talentos brasileiros rigorosamente selecionados pelo curador Waldick Jatobá e pelo cocurador Bruno Simões, designer e arquiteto. São aproximadamente 30 designers brasileiros que irão expor peças únicas ou de edição limitada, autorais e inéditas ao público visitante. A mostra inclui, ainda, uma coleção de 10 bancos indígenas do início do século passado; uma instalação assinada pelos irmãos Fernando e Humberto Campana e um pavilhão de arquitetura temporária assinado pelo arquiteto Marcio Kogan. O MADE será no Palazzo Litta – Corso Magenta, 24.

Rio+Design

Tecnologia e sustentabilidade são os fios condutores da sétima edição da mostra Rio+Design, que reunirá 75 peças e projetos de 40 escritórios de design na Zona Tortona, em meio a uma cenografia envolvente assinada por Guto Indio da Costa. São criações de jovens talentos e profissionais consagrados, que nascem da paixão pela descoberta em um ambiente estimulante. O público poderá conhecer o processo criativo que gerou cada peça, por meio de monitores vão exibir vídeos que contam detalhes e curiosidades sobre os projetos, além de mostrar o perfil dos criadores. A Rio+Design será na Opificio 31, Via Tortona.