Sindmóveis: Projeto Orchestra Brasil tem agenda no México

04/09/2015

O Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está levando seis empresas fornecedoras da cadeia moveleira para a Expo Nacional Ferretera, em Guadalajara, México. Esta é a terceira participação na feira mexicana, que ocorre de 10 a 12 de setembro e espera mais de 80 mil visitantes.

Reunindo indústrias do setor ferrageiro, elétrico e da construção, a Expo Ferretera deve gerar mais de 900 contatos e US$ 775 mil em exportações para as empresas que vão expor no estande coletivo do projeto: Araupel, Artecola, Durotec, Jimo, Promob e Rometal. A participação na feira encerra uma missão prospectiva ao México, que ocorre de 07 a 09 de setembro, com a realização de um estudo de mercado no país e uma agenda técnica de reuniões com empresários mexicanos fabricantes de móveis, da cadeia varejista, distribuidores e importadores.

O México é um dos mercados de maior relevância para o Projeto Orchestra Brasil. Possui a segunda maioreconomia e população da América Latina e sua produção de móveis em 2014 foi de US$ 6,8 bilhões, também a segunda mais representativa do bloco. O país está entre os 10 maiores importadores das empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil, com incremento de 23% nas importações no ano passado em relação a 2013.

O Projeto Setorial Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira no mercado internacional. Para isso, realiza estudos de mercado; missões prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Atualmente, participam da ação 74 indústrias fabricantes de insumos, acessórios, matérias-primas, componentes e tecnologias para o setor moveleiro.