Sindicatos acordam convenção coletiva moveleira

24/07/2013
Após  seis  meses  de  negociação,  o  Sindicato  das  Indústrias  do  Mobiliário  de Bento  Gonçalves  (Sindmóveis)  e  o  Sindicato  dos  Trabalhadores  nas  Indústrias  da Construção  e  do Mobiliário  de  Bento  Gonçalves  (Sitracom)  finalizaram  a  Convenção Coletiva de Trabalho vigente de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. O documento teve a  elaboração  acompanhada  pelos  departamentos jurídicos  de  ambas  as  entidades  e  foi assinado por seus presidentes, Cátia Scarton e Itajiba Soares Lopes, na última semana.
O reajuste acordado foi de 8,5% sobre os pisos e 8% geral, sendo 6,63% correspondente à reposição do INPC do período. O  diretor  jurídico-trabalhista  do  Sindmóveis,  Gilberto  Bertarello,  explica  que as  negociações  foram  bastante  acirradas.  Contudo,  ao  fim  das  reuniões,  os  sindicatos alcançaram  benefícios  satisfatórios  tanto  para  empregados  quanto  empregadores  –  os principais foram o reajuste do auxílio-creche e a manutenção do auxílio-escolar, auxíliofuneral,  adicional  por tempo  de  serviço  de  5%  a  cada  quinquênio  e  adicional  noturno de  30%  (10%  a  mais  do  que  prevê  a  legislação  trabalhista). “O  acordo  foi  positivo para ambas as partes e a demora faz parte das negociações, pois a situação do mercado moveleiro  em  2013  não  é  a  mais  favorável,  o  que  afeta  muito  os  benefícios  que  a indústria pode conceder ao trabalhador”, avalia.
O presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes, que participou da comissão de  negociações  considera  que  a  conquista  é  positiva  para  os  trabalhadores,  pois contempla  a  reposição  dos  índices  inflacionários  (6,63%)  e  garante  um  ganho  real de  até  1,87%.  “Certamente  não  é  a  reposição  que  faz  total  justiça  aos  trabalhadores, mas temos que analisar a situação do setor e comparar os números. Continuamos com alguns dos melhores pisos do Brasil e conseguimos assegurar um ganho real acima da inflação”, observou.
A  convenção  versa,  entre  outras  determinações,  sobre  os  pisos  salariais  e benefícios  ao  trabalhador. O  salário  admissional  da  categoria  (para  o  período  de experiência  de  60  dias)  é  de  R$  889,70.  O  salário  intermediário  é  de  R$  922,25 e,  a  partir  de  seis  meses  de  empresa,  o  empregado  passa  a  receber  R$  1.030,75.
Trabalhadores  com  salário  superior  a R$  4.123,00 terão  reajuste  de  8%.  Para  o  valor acima do limite, a correção será de 6,63%. “Consideramos a convenção satisfatória para empregadores e empregados”, frisa a presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton.