Relatos do Salão do Móvel de Milão 2024

30/04/2024

O Sebrae RS realizou mais uma Missão ao Salão do Móvel de Milão. De 15 a 19 de abril, um grupo formado por 25 profissionais gaúchos ligados ao setor moveleiro viveram experiências inesquecíveis. Além da visita ao principal evento de móveis do mundo, eles foram recebidos em empresas que são referência em suas áreas de atuação – como SCM, Tino Sano, entre outras. A ação teve apoio da Movergs e do Sindmóveis, incluindo a participação da gerente executiva das entidades, Lisandra Bordignon. Confira alguns relatos sobre a missão!

MISSÃO SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO 2024
A participação na missão internacional promovida pelo Sebrae proporcionou, além de conhecimento técnico voltado aos produtos e formato de negócio tanto da feira quanto de marcas, muita troca de informação. A percepção de diferentes olhares (o grupo participante era composto por empresários do setor moveleiro, desde a indústria e arquitetura até o varejo) foi um grande diferencial, pois a união de variadas expertises tornou cada visitação ainda mais rica.

Vivenciar a maior feira de mobiliário do mundo trouxe grande inspiração, que será compartilhada com equipe técnica do Sindmóveis e da Movergs a fim de propor inovações nas feiras Movelsul Brasil e Fimma Brasil, promovidas pelas entidades.

Para além da feira, visitar Milão em plena Design Week foi algo surpreendente. A cidade respira história, moda e design – exemplo para a nossa região, que também possui forte influência italiana. Prova deste cuidado com o legado é de uma empresa que visitamos, a Tino Sana, que mantém um museu com história da carpintaria, das profissões e do mobiliário.

Quanto às tendências de produto, para os próximos dois a três anos tende a ganhar força a tendência anos 70, com tubulações, metal cromado e colorido – um estilo quase vintage. Esse foi o ano em que se percebeu a volta do uso de cores: bordô, amarelo mostarda, verde, terracota/rosé são os principais destaques apresentados no Salão do Móvel de Milão 2024. Além disso, chama a atenção a mistura de texturas com toque e acabamento mais naturais, inclusive com o uso de pedras naturais brasileiras.

No Salão do Móvel de Milão 2024, ficou evidente que o design precisa ser, ao mesmo tempo, forma e função. Cada vez mais os consumidores buscam móveis com atributos integrados – especialmente funcionalidade e beleza. É muito gratificante perceber que o Sindmóveis vem seguindo esse caminho desde 1988 por meio do Prêmio Salão Design. Nesses mais de 35 anos, a premiação aproxima indústrias e designers para produzirem peças com soluções inovadoras no que se refere a formas, funções, uso de matérias-primas e sustentabilidade.

Outro destaque do evento italiano é a integração entre setores diferentes ou até mesmo correlacionados. As marcas realizam parcerias para atingir públicos similares, ou seja, não andam mais sozinhas. Bons exemplos são as colaborações entre Smeg e a Dolce & Gabanna, além das peças produzidas na parceria entre Scavolini e Diesel.

Tanto no Salão do Móvel de Milão quanto em empresas localizadas na região, chama a atenção a importância do storytelling do produto. Empresários italianos dedicam cerca de 80% do tempo ao planejamento – desde a criação dos conceitos para móveis e coleções até a produção e o marketing. É uma estratégia bastante interessante para se experimentar, pois as chances de lançar produtos com boa aceitação são maiores, além ajudar no valor da marca e fortalecer sua relação com o cliente.

Design, parcerias e planejamento são oportunidades de inovação que as indústrias não apenas do polo de Bento, mas do setor moveleiro brasileiro de modo geral, podem explorar cada vez mais. Inovar processos, concepção de produtos e posicionamento é essencial para que nossas empresas se tornem mais competitivas e possam crescer de modo sustentável, alinhadas ao mercado global.