Rodadas de negócios da Fimma começam na próxima semana com coordenação do Projeto Orchestra Brasil

29/04/2021

O Projeto Orchestra Brasil vai coordenar Rodadas Internacionais de Negócios que a Fimma (Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis) promove virtualmente de 03 a 14 de maio. Em virtude da pandemia, a iniciativa – que ocorreria durante a edição presencial da feira adiada para o próximo ano – será realizada de forma virtual, com objetivo de gerar exportações brasileiras para fabricantes de máquinas, insumos e tecnologias para a indústria moveleira.

As rodadas foram abertas à participação tanto de expositores da Fimma quanto empresas brasileiras não-expositoras, mas apoiadas pelo Projeto Orchestra Brasil. Ao todo, serão 36 fabricantes brasileiras apresentando seus produtos. Em relação aos compradores, estão confirmados 28 importadores de nove diferentes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Mexico, Panamá, Peru e República Dominicana.

O Projeto Orchestra Brasil apoia a internacionalização de fornecedores da indústria moveleira, como fabricantes de componentes e tecnologias, e é realizado por meio de uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Atualmente, participam mais de 50 empresas de insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas, ferramentas e software – e pelo menos 60% delas são exportadoras, negociando com um total de 98 países. No ano passado, apesar das dificuldades fronteiriças decorrentes da pandemia, 29 empresas apoiadas abriram novos mercados e 22 exportaram pelo menos um novo produto.

As ações do Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006, promovendo a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Para isso, são promovidos estudos de mercado; missões comerciais e prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, e Imagem, além da participação nas principais feiras mundiais do setor.

A participação nas Rodadas Internacionais de Negócios da Fimma é uma das ações do projeto, que posiciona positivamente empresas brasileiras fornecedoras da indústria de móveis no mercado externo, elevando a percepção de valor e a competitividade da produção nacional.

Informações para a imprensa:

Ana Carolina Azevedo | imprensa@sindmoveis.com.br | 54 99938-7897