Projeto social do Sindmóveis é reconhecido pelo Ministério do Turismo

11/12/2013
Cantina Benta é destaque no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, na categoria Cultura Empreendedora

O Projeto Cantina Benta, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis) com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Emater, é uma das iniciativas apontadas como boas práticas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, publicado pelo Ministério do Turismo no mês de dezembro.  O documento, retomado em 2013 depois de não ter sido realizado ano passado, mensura aspectos econômicos, sociais e ambientais dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil.
Em sua quinta edição, o relatório trouxe, pela primeira vez, um capítulo dedicado especificamente a ações e projetos classificados como boas práticas. Ao todo, foram citadas 21 iniciativas relevantes e inovadores para o desenvolvimento da atividade turística – entre elas, o projeto Cantina Benta, na categoria Cultura Empreendedora, e o aplicativo da Secretaria de Turismo para smartphones, na categoria Na Palma da Mão.
O Projeto Cantina Benta destina-se ao resgate e revitalização do artesanato tipicamente italiano. Orientados pelas arquitetas Tina e Lui e pelo designer carioca Renato Imbroisi, 30 artesãos de Bento Gonçalves criaram uma coleção de objetos artesanais com design agregado e ligados à temática da enogastronomia. Para chegar a um conjunto de 100 peças exclusivas em bordado, biscuit, cestaria, crochê, macramê e pintura, foram realizadas inúmeras oficinas com os artesãos ao longo de um ano. O lançamento dessa coleção ocorreu durante a Casa Brasil 2013, em agosto.
A condução de projetos envolvendo a comunidade de Bento Gonçalves é tradição do Sindmóveis e reflete o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável do município. A Secretaria de Turismo já anunciou o aporte de recursos para a continuidade do Cantina Benta no próximo ano.