Projeto Raiz tem bons resultados com rodadas de negócios na High Design Expo

21/08/2017

O sucesso das rodadas de negócios entre designers nacionais e lojistas/importadores estrangeiros durante a High Design Home & Office Expo, de 08 a 10 de agosto, em São Paulo, já rende frutos. Aprovada pelos estúdios participantes pela oportunidade de apresentação dos traços únicos que permeiam o mobiliário autoral brasileiro, a iniciativa do Projeto Raiz de internacionalização do serviço do design brasileiro – uma parceria do Sindmóveis Bento Gonçalves com a Apex-Brasil – deve se repetir em março de 2018, durante a Movelsul Brasil, em Bento Gonçalves (RS), sede da entidade promotora do projeto.

Foram cerca de 60 reuniões com agentes dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, que também puderam conhecer ao vivo os produtos visitando estúdios em São Paulo e também na própria High Design Expo, já que vários dos designers tiveram espaços na feira.

O importador Ash Twinson Christian, que representa as britânicas Sources Unlimited UK e Kelly Christian Designs, vê boas perspectivas de importação de peças da Lattoog Design, Amélia Tarozzo e Paulo Alves. Ele pretende investir nesses designers para representá-los e levar as criações brasileiras tanto para o Reino Unido quanto ao mercado de alto padrão asiático. Segundo Ash, até o momento, o design brasileiro tem sua qualidade reconhecida no Reino Unido, mas as pessoas imaginam que seja excessivamente caro. “Não estou me referindo a modelos de escala. Não precisa ter o preço chinês, mas aquele que alguém com renda de até 100 mil libras por ano poderia comprar”, exemplifica.

Um dos importadores dos Estados Unidos, que trabalha com linhas de design mais popular para uma grande varejista americana, também espera adequar a precificação para absorver o trabalho de alguns dos designers com quem teve rodadas de negócios. No caso de sua empresa, existe uma equipe de desenvolvimento que pode sugerir adequações e fornecedores locais para minimizar os custos no caso de importação. Ou, ainda, estuda a possibilidade de licenciamento das peças brasileiras.

Negociações na Movelsul Brasil

A feira Movelsul Brasil, realizada desde 1977 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, tem o Projeto Comprador como uma de suas principais ações paralelas, gerando negócios entre as fabricantes de móveis e lojistas estrangeiros. Na última edição do evento, em 2016, foram 780 rodadas de negócios entre 120 empresas brasileiras e 30 importadores convidados. Para o próximo ano, está sendo planejado o maior Projeto Comprador da história da feira, com 50 convidados estrangeiros trazidos com apoio da Apex-Brasil, por meio dos projetos setoriais Brazilian Furniture (Abimóvel) e Raiz (Sindmóveis). Essa ação ganha ainda mais representatividade com as negociações entre compradores de móveis assinados e designers brasileiros.

A Movelsul Brasil 2018 será realizada de 12 a 15 de março de 2018, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Para mais informações, acesse www.movelsulbrasil.com.br.