Encontros promovidos pela Apex-Brasil serão realizados nos principais polos moveleiros do país, iniciando por Chapecó, no próximo dia 11
Para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o fortalecimento da cultura exportadora estimula a inovação e a qualificação, aumentando a competitividade da indústria nacional. Contemplado nos projetos da entidade de fomento à internacionalização, o setor moveleiro será alvo de um roadshow que percorrerá os principais polos produtores do país. Um dos cases apresentados nessa série de encontros será o Projeto Orchestra Brasil, promovido em parceria com o Sindmóveis e com foco nos fornecedores da cadeia moveleira.
O evento itinerante, que inicia no próximo dia 11 de junho, é uma ação do Conselho de Competitividade de Móveis com o objetivo de divulgar aos empresários de cada região programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que o integram. Participam do Conselho 26 entidades dos setores público e privado, incluindo o Sindmóveis Bento Gonçalves, representado pela presidente Cátia Scarton. O grupo atua estruturando programas conjuntos voltados ao aumento da competitividade do setor de mobiliário nos mercados interno e externo.
Durante o roadshow, as principais instituições que formam o Conselho irão expor suas ações. Além do Projeto Orchestra Brasil, também será apresentado o outro projeto de promoção comercial voltado para o setor moveleiro e desenvolvido em parceria entre a Apex-Brasil e entidades empresariais: o Brazilian Furniture, que promove exportações de mobiliário e é desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).
A presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, vê esta como uma oportunidade de aproximar as empresas do setor moveleiro das iniciativas promovidas pelas entidades com foco no aumento da competitividade, qualificação, inovação, financiamento e exportação. “Nem sempre o empresário consegue ir ao encontro das entidades e dos projetos setoriais criados em seu benefício. Um roadshow nesse modelo, que percorre o país, contempla a todos e é muito eficaz”, avalia.
O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, que coordena o Conselho de Competitividade de Móveis, também destaca o benefício dessa aproximação: “Ao levarmos os representantes do Conselho aos polos produtivos, buscamos aproximá-los da realidade dos empresários, para, no futuro, podermos traçar políticas de fomento e apoio que levem em conta as necessidades específicas da indústria moveleira. Ao mesmo tempo, os empresário locais poderão esclarecer quaisquer dúvidas sobre as ferramentas de apoio para o segmento, diretamente com os responsáveis pelo seu acompanhamento”, explica.
A primeira etapa do roadshow, em Chapecó, será realizada no auditório do Simovale, dia 11 de junho, das 8h30min às 18h. Até o fim do ano, o evento deve ser realizado ainda em São Paulo e nos polos de Arapongas, Mirassol, São Bento do Sul, Bento Gonçalves, Ubá e Linhares. A participação é gratuita. Informações podem ser obtidas pelo e-mail info@orchestrabrasil.com.br.
Projeto Orchestra Brasil apresenta ações em roadshow do setor moveleiro
04/06/2013