Polo moveleiro de Bento Gonçalves no início de 2023

10/05/2023

Termômetro do que está por vir na economia e nos negócios, o primeiro trimestre do ano é um indicador importante para os empresários do setor moveleiro. De acordo com o levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) as cerca de 300 empresas da região (Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza) iniciaram 2023 com pequeno crescimento no faturamento e na geração de empregos, mas queda nas exportações.

Conforme os dados da Secretaria da Fazenda, o faturamento das indústrias que integram o polo foi de quase R$ 732 milhões (R$ 731.893.982,31) entre janeiro e março deste ano – apresentando leve avanço de 0,5% em relação a igual período de 2022. Os empregos também tiveram saldo positivo: após encerrar o ano passado com retração, foram gerados 46 novos postos de trabalho, totalizando 6.576 profissionais em atividade.

Na avaliação da presidente do Sindmóveis, Gisele Dalla Costa, pode-se considerar o desempenho do polo moveleiro de Bento Gonçalves equilibrado, pois o setor mostra que está reacomodado. “Em 2019 as empresas sofreram com alta nos preços das matérias-primas e dos fretes. No início de 2020 fomos surpreendidos pela pandemia, que fez as indústrias diminuírem e até pararem a produção. Já entre o segundo semestre de 2020 e o final de 2021, houve um aumento elevado na demanda por móveis – isso considerando que muitas empresas ainda estavam se restabelecendo das dificuldades vividas em 2019. Portanto, podemos dizer que a indústria de móveis de modo geral está retomando seu ritmo natural nesse início de 2023”, explica.

Os indicadores das exportações, obtidos por meio do portal Comex Stat, do Governo Federal, mostram que as empresas da região movimentaram pouco mais de US$ 11.1 milhões no primeiro trimestre de 2023. Esse montante, 21,4% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, segue a média de estatísticas do RS (-21%) e do Brasil (-15,2%).  Entre os países que mais compraram do polo moveleiro de Bento Gonçalves nos três primeiros meses do ano, destaque para o Uruguai, que ultrapassou os Estados Unidos e assumiu o primeiro lugar do ranking.

FIMMA E MOVELSUL DEVEM REAQUECER O SETOR MOVELEIRO
De 28 a 31 de agosto, as feiras Movelsul Brasil (realizada pelo Sindmóveis) e Fimma Brasil (realizada pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – Movergs), reunirão mais de 500 marcas expositoras no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O principal encontro de negócios do setor moveleiro nacional vai conectar a cadeia de madeira e móveis de ponta a ponta: Fimma com expositores que são fornecedores da indústria moveleira e de marcenarias, e Movelsul com fabricantes de móveis, colchões e complementos. Juntas, atraem profissionais dos mais diversos segmentos em busca de lançamentos, inovação e negócios – prometendo reaquecer as vendas no segundo semestre.

SOBRE O SINDMÓVEIS
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.