Polo moveleiro de Bento tem maior índice de exportações desde 2009

18/01/2022

Velha conhecida dos empresários brasileiros, a expressão “na crise, crie” ganhou uma dimensão ainda maior desde o início da pandemia. No setor moveleiro, uma das apostas que vem dando certo é vender para fora do país. Em 2021, os móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves (incluindo os municípios Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza) movimentaram US$ 75,1 milhões. Esse volume é 57,9% superior a 2020 e o mais expressivo desde 2009.

A crescente registrada em 2021 acompanha o desempenho do setor a nível nacional e estadual, nos quais o aumento em relação ao ano anterior foi de 51% e 63,9%, respectivamente. Conforme o diretor Internacional do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Cleberton Ferri, a boa notícia confirma que os móveis produzidos na região conquistaram o gosto dos consumidores em outros países. “De olho nas vantagens da internacionalização empresarial, o Sindmóveis reforça entre seus associados a importância de quesitos como inovação, qualidade e design para um bom posicionamento externo. Além disso, também há interesse e dedicação das empresas, com aposta contínua em fortalecer seu posicionamento fora do Brasil. O desempenho de 2021 mostra que estamos seguindo a via certa”, comenta.

Os 10 principais destinos dos móveis produzidos no polo moveleiro de Bento Gonçalves em 2021 foram Estados Unidos, Chile, Uruguai, Peru, Reino Unido, Colômbia, México, Panamá, Porto Rico e Arábia Saudita. Juntos, representaram cerca de 81,4% do total exportado. O crescimento das exportações para o Chile foi o mais expressivo, ficando acima de 185%.

Ferri destaca que as vendas internacionais têm potencial para se manterem interessantes em 2022, especialmente por causa das feiras Fimma e Movelsul, que ocorrerão em conjunto de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). “Com visitantes e compradores de outros países, o evento vai reunir excelentes oportunidades para empresas que desejam iniciar ou reforçar parcerias no mercado externo”, explica.

SOBRE AS FEIRAS
Realizada pelo Sindmóveis, a Movelsul é focada em mobiliário, design e decoração. Já a Fimma, realizada pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), reúne expositores de máquinas, insumos, serviços e acessórios. Juntas, somarão mais de 500 marcas participantes, presença de compradores nacionais e internacionais, networking e infinitas possibilidades de bons negócios para a cadeia de madeira e móveis. As feiras contam com patrocínio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, fomentando o turismo de negócios.