Panorama do polo moveleiro de Bento Gonçalves em 2023

16/08/2023

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) acompanha constantemente os indicadores da economia e do mercado para manter atualizadas as 300 indústrias moveleiras que compõem o polo de Bento, formado também por empresas de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. Com base em dados oficiais da Secretaria da Fazenda (Sefaz), do portal Comex Stat e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a entidade realiza panoramas periódicos sobre os índices de faturamento, exportações e geração de empregos – fornecendo informações que refletem o status do setor e podem auxiliar os empresários nas tomadas de decisão.

O relatório mais recente mostra que, assim como o setor moveleiro nacional de modo geral, o polo de Bento Gonçalves passa por um momento de retração. No primeiro semestre de 2023, as indústrias de móveis da região registraram faturamento de R$ 1.480.503.381 (1 bilhão e 480 milhões de reais). Esse montante teve queda nominal de 0,5% frente ao mesmo período do ano anterior.

As exportações tiveram uma retração um pouco abaixo do nível nacional, que foi de 12,2%. Em Bento, as vendas de móveis para fora do Brasil ficaram na casa dos 24 milhões de dólares, sinalizando queda de 11,7% no comparativo com o primeiro semestre de 2022. Dentre os 42 países que compraram mobiliários produzidos na região, o Uruguai assumiu o posto de principal importador – seguido por Estados Unidos, Chile, Peru e Reino Unido.

Mesmo com o cenário adverso, foram gerados 68 empregos. O polo moveleiro de Bento Gonçalves encerrou 2022 com 6.530 vagas de trabalho ocupadas e, agora, conta com 5.598 profissionais em atividade.

Por que desacelerou?
A presidente do Sindmóveis, Gisele Dalla Costa, explica que o setor moveleiro como um todo está passando por um momento de retração. “As baixas em faturamento e exportações ainda são reflexo do pós-pandemia, quando muitas pessoas adquiriram móveis e agora investem em outros produtos e serviços, como turismo e shows. O primeiro semestre de 2023 também passou pela reacomodação do mercado com a chegada do novo governo, especialmente no que se refere à inflação e carga tributária”, comenta.

Quanto às exportações, Gisele destaca que muitos países importadores dos móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves estão apresentando desaceleração econômica. “É possível que as vendas para fora do Brasil reajam até o final do ano, mas esse cenário passa muito pela melhoria da situação econômica dos principais destinos”, assinala.

Expectativa para os próximos meses
No que tange ao mercado interno, a contenção do sistema inflacionário e o início do processo de redução da Taxa Selic são fatores positivos, que a médio e longo prazo podem gerar impacto positivo nas vendas de móveis. Para as exportações, a expectativa é de que a economia global volte a se equilibrar – especialmente onde há mercado para o setor moveleiro. “Um fator que com certeza vai impulsionar as indústrias de móveis neste 2023 é a feira Movelsul Brasil, pois teremos presença de lojistas, varejistas e importadores em busca de negócios com as principais marcas do país”, projeta a presidente do Sindmóveis, entidade realizadora da Movelsul Brasil.

Negócios em foco na Movelsul Brasil 2023
Principal feira de móveis da América Latina para lojistas, varejistas e importadores, a próxima edição da Movelsul Brasil será de 28 a 31 de agosto de 2023, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Focada no grande varejo de mobiliário, reúne expositores que são indústrias de móveis (especialmente seriados e modulados), decoração, colchões, estofados, planejado e mobiliário corporativo.

O fomento aos negócios terá ainda mais destaque neste ano. Além da presença de compradores internacionais vindos a convite da feira, a Movelsul contará com o Brazilian Furniture – projeto da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que levará importadores dos principais países do setor para negociarem diretamente com expositores. Já as rodadas de negócios do Sebrae/RS promoverão reuniões entre lojistas nacionais convidados e micro e pequenas empresas que prospectam novas parcerias.

A Movelsul Brasil 2023 ocorrerá em conjunto com a Fimma Brasil (feira para fornecedores da cadeia moveleira realizada pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – Movergs). Juntas, reunirão 500 marcas expositoras e atraem profissionais dos mais diversos segmentos em busca de lançamentos, inovação e negócios – prometendo reaquecer as vendas e exportações.

Sobre o Sindmóveis
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.

Foto da matéria gentilmente cedida por Multimóveis