Jurados do Prêmio Salão Design se reúnem em Bento Gonçalves para escolha dos vencedores da edição

27/01/2020

Tem início nesta segunda-feira a etapa final do Prêmio Salão Design 2020, principal premiação brasileira de design de mobiliário. Os cinco jurados estético-criativos estão reunidos em Bento Gonçalves para avaliar cada um dos finalistas e eleger os vencedores desta 22ª edição do prêmio, realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Os jurados dessa fase são: a crítica, historiadora e curadora de design Adélia Borges; o arquiteto, designer e marceneiro Fernando Mendes; o designer multipremiado, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor Freddy Van Camp; a artista plástica e designer Heloísa Crocco; e a diretora de conteúdo da Casa Vogue Taissa Buescu. Eles estarão reunidos nesta segunda e terça-feira para as avaliações, mas o anúncio dos premiados será no dia 10 de fevereiro. A mostra dos produtos vencedores e cerimônia de premiação serão na Movelsul Brasil 2020, de 16 a 19 de março, em Bento Gonçalves.

Na primeira etapa da edição, um grupo de jurados técnico-funcionais, formado por acadêmicos e profissionais do design, avaliou os 827 projetos inscritos por estudantes e profissionais, aprovando para a segunda etapa 104 finalistas do Brasil, Argentina e Uruguai. Coube a eles analisar as condições técnicas dos projetos inscritos e aspectos como segurança, materiais utilizados, viabilidade produtiva e sustentabilidade. Agora, os critérios requeridos são o conceito, criatividade, originalidade, inovação, materiais utilizados e fidelidade ao projeto apresentado na primeira etapa.

Nesse ano, os produtos concorrem em cinco categorias: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas. Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas.

Com patrocínio de Berneck, Interprint do Brasil e Brasmacol, o Prêmio Salão Design oferece R$ 10 mil em premiação para cada profissional vencedor e R$ 6 mil para estudantes. O prêmio nasce como projeto paralelo da feira Movelsul Brasil nos anos 1980 e, em sua trajetória de 32 anos, já teve 15.040 projetos inscritos.

Mais sobre os jurados:

– Adélia Borges: crítica, historiadora de design e artesanato e curadora. É autora de mais de uma dezena de livros, entre eles Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro, de 2011. Palestrante frequente, já se apresentou em 22 países. Desde 1994 fez a organização e/ ou curadoria de mais de 40 exposições em espaços culturais no Brasil e exterior. Entre as instituições de que participa, destaca-se o conselho internacional da London Design Bienniale.

– Fernando Mendes: arquiteto, designer e marceneiro. Atualmente, toca sua marcenaria contemporânea, que usa ferramentas manuais e técnicas artesanais na produção de móveis e objetos desenhados por ele próprio e pelo mestre Sergio Rodrigues, com quem trabalhou e conviveu por mais de vinte anos. Além de dirigir seu Atelier, atualmente é presidente do Instituto Sergio Rodrigues.

– Freddy Van Camp: designer com mais de 50 anos de carreira, premiado diversas vezes, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor de livros sobre design. E mlitante em Políticas do Design e Regulamentação da Profissão de Designer. Atualmente, é coordenador do Campus Regional da UERJ / ESDI, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2014 em Petrópolis, RJ onde reside.

– Heloísa Crocco: artista plástica e designer, desenvolve a Topomorfose e suas possibilidades de aplicação em diferentes suportes: objetos utilitários e painéis. Vinda das artes da fibra e com experiências de viagens pela América Latina e a Floresta Amazônica – cujo impacto marca uma mudança significativa em seu trabalho -, Heloisa Crocco se dedica hoje a uma obra que se inspira diretamente da natureza.

– Taissa Buescu: Como jornalista, já contribuiu com dezenas de revistas italianas, brasileiras e inglesas do segmento de design, arquitetura e lifestyle. Também curou exposições entre a Itália e o Brasil, viajando pelo mundo em busca de novas tendências do design em todas as suas vertentes. Desde 2010, é Diretora de Conteúdo da Casa Vogue.

>> CRONOGRAMA DO PRÊMIO SALÃO DESIGN 2020

Etapa final de julgamento: 27 e 28 de janeiro de 2020

Divulgação dos vencedores: 10 de fevereiro de 2020

Mostra dos vencedores e menções: Movelsul Brasil 2020, de 16 a 19 de março de 2020, em Bento Gonçalves