Inscrições para o Salão Design 2015 encerram-se em 10 dias

03/11/2014
Comissão julgadora é formada por cinco profissionais, entre os quais quatro já foram jurados em anos anteriores

Até o dia 10 de novembro, estão abertas as inscrições para o Salão Design 2015, o maior prêmio do gênero na América Latina, promovido desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. A comissão julgadora que escolherá os melhores projetos já se prepara para a maratona de avaliações que começa na segunda semana de novembro. Cinco profissionais da arquitetura e design emprestarão seus conhecimentos a serviço do prêmio, e o grupo tem a experiência a seu favor. Quatro jurados já participaram de edições anteriores: as arquitetas Ilse Lang e Isabela Vecci e os designers Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo. A estreia da edição fica por conta da executiva Gláucia Binda, que representará a indústria.
Realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, o Salão Design incentiva a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica de móveis e acessórios por meio do design. Nesses 26 anos, mais de 11.200 projetos foram inscritos no prêmio, que é considerado o maior do gênero na América Latina. Essa edição distribuirá R$ 205 mil em premiações nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria.
A avaliação dos projetos inscritos ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira de 17 a 28 de novembro. Nessa fase, a comissão julgadora avalia os projetos gráficos inscritos e seleciona os finalistas com base em critérios como o conceito do projeto; forma e função; ergonomia; grau de inovação e sustentabilidade ambiental. Na etapa seguinte, os finalistas enviam para Bento Gonçalves seus produtos ou protótipos em escala natural para julgamento. Além da premiação em dinheiro, os vencedores recebem o Selo Salão Design, que poderá ser utilizado no produto como forma de reconhecimento de excelência em design.

Saiba mais sobre a comissão julgadora

Glaucia Binda (Paraná) – Administradora e designer, é pós-graduada em Marketing Design de Móveis e Design Emocional. Atua no mercado moveleiro há mais de 17 anos. Desde 2002, trabalha na empresa Impress Decor Brasil, onde ocupa o cargo de Gerente de Design e Produtos. É palestrante em eventos nacionais e internacionais de design, onde fala sobre Macrotendências, Design de Superfície e Design Emocional. Essa é sua primeira participação como jurada do Salão Design.

Ilse Lang (Rio Grande do Sul) – Arquiteta e fundadora da Faro Design, de Porto Alegre. Participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais de design brasileiro e também já foi contemplada nos prêmios Salão Design Casa Brasil e Movelsul Brasil, If Design, Idea Brazil e prêmio Arc Design. Integrou a comissão julgadora do Salão Design 2013 e 2014.

Isabela Vecci (Minas Gerais) – Arquiteta graduada pelas Faculdades Metodistas Izabela Hendrix. Atua no mercado de arquitetura nas áreas de arquitetura de interiores comercial, residencial e corporativa, e também nos campos da museografia, cenografia e do design. Entre seus principais projetos, executou a museografia para o Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes; desenhou uma coleção de móveis para a Líder Interiores; e executou o projeto para padrão das lojas do Clube Atlético Mineiro. Estreou como jurada do Salão Design na última edição, em 2014.

Ivens Fontoura (Paraná) – Designer, museógrafo e crítico de arte e design. Como professor universitário, criou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação em Design de Móveis do Brasil (UNOPAR, Londrina-PR). Presidiu a Associação Nacional de Designers e a Associação Latino-americana de Design. Escreve sobre Design, leciona Teoria do Design e preside a ABCD – Associação Brasileira de Críticos de Design. É o profissional com mais tempo de participação com jurado do Salão Design: 11 edições, ao todo.

Leonardo Lattavo (Rio de Janeiro) – Arquiteto e Urbanista carioca com mestrado em Arquitetura na Bartlett School of Architecture de Londres. Professor de Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e sócio-fundador da empresa Lattoog, com sede no Rio de Janeiro, especializada em design e arquitetura. Foi jurado do Salão Design em 2011 e 2013.