Inscrições para o Prêmio Salão Design entram na reta final

24/08/2021

Esta é a última semana de inscrições para o Prêmio Salão Design 2022, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Profissionais e novos talentos do design, da arquitetura e de áreas afins têm até o dia 31 de agosto para submeter seus projetos ao prêmio brasileiro que há mais de 30 anos ajuda a contar a história dos mobiliários.

São cinco categorias divididas nos seguintes desafios: Espaços em Transformação; Identidade Brasileira 2022; Uso de Painel; Tecnologia Embutida e Experiências Positivas. Os projetos serão avaliados em duas etapas e cada uma delas terá sua própria comissão julgadora.

No hall de premiados, permanecem os tradicionais troféus ‘Professor Orientador’ (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e ‘Madeiras Alternativas’ (parceria com o Serviço Florestal Brasileiro para reconhecer o uso de espécies nativas de manejo sustentável). Essa, além do troféu especial, inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.

Os vencedores serão conhecidos em fevereiro do próximo ano e participam de duas exposições em 2022: em março, na feira Movesul Brasil (onde também ocorre a cerimônia de premiação), e em agosto do próximo ano, na Semana de Design de São Paulo.

JURADOS
O primeiro grupo de jurados vai analisar os projetos inscritos com base em critérios técnico-funcionais. São eles: Ana Brum, do Centro Brasil Design (CBD); Diego Farto, da empresa Artetílica; Giulio Palmitessa, professor da Unisinos; Ricardo Dal Piva, do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário; Silvana Carminati Heckman, da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD).

Na segunda etapa, é hora de avaliar critérios estético-criativos. A comissão será formada pela crítica, historiadora de design e curadora independente Adélia Borges; e os designers Fernando Mendes, Freddy Van Camp e Paulo Biacchi. Para completar o time, estreia a jornalista especializada em design e arquitetura Thaís Lauton, da revista Casa e Jardim.

SOBRE O PRÊMIO
Desde sua criação, em 1988, o Prêmio Salão Design já teve mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 406 premiados. Com patrocínio de Brasmacol, Berneck e Interprint do Brasil, os prêmios são de R$ 6 mil para estudantes e R$ 10 mil para profissionais em cada uma das cinco categorias, além de menções honrosas que podem ser designadas pelos jurados.

REGULAMENTO
O regulamento do Prêmio Salão Design 2022 está disponível no site www.salaodesign.com.br, assim como as orientações para inscrição de projetos.

Inscrições: de 14 de junho a 31 de agosto de 2021
Julgamento da Primeira Etapa: De 09 a 30 de setembro de 2021
Divulgação dos resultados da Primeira Etapa: 11 de outubro de 2021
Prazo único para entrega dos produtos selecionados: Dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2022