Indicadores macroeconômicos e o seu negócio

28/02/2024

Cuidar do bom andamento da empresa, da produção, dos custos e despesas, do faturamento, da evolução do mercado e da prospecção de novos clientes se caracterizam como rotina para os empresários. O foco fica direcionado para o próprio negócio e sua área de abrangência, o que é natural.

É importante, porém, atentar que a evolução de alguns indicadores macroeconômicos, como PIB, inflação, taxa de juros, taxa cambial e nível de emprego, tendem a mostrar o rumo da economia – ou seja – isso pode colaborar na tomada de decisão dos gestores em relação a seus projetos e ações na condução do seu negócio. Em síntese, temos:

PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO)
Corresponde a todos os bens e serviços finais produzidos por uma determinada região. Uma significativa ascensão desse indicador indica que a economia como um todo está gerando mais riqueza, empregos, renda, aumentando a oferta e estimulando a demanda. O ideal, quando possível, é acessar a evolução do PIB setorial, que vai proporcionar maior precisão a esse indicador em relação ao perfil de negócio da empresa.

INFLAÇÃO
De modo geral, quando a inflação está elevada, retira poder aquisitivo da sociedade, que para comprar a mesma cesta de produtos necessitará usar mais recursos. Da mesma forma com as empresas, a inflação encarece a produção e o preço final dos produtos e tende a comprimir a lucratividade. Mas ter uma inflação mínima anual é normal e o crescimento do PIB invariavelmente traz consigo um aumento da inflação que, se controlado, é saudável, pois vem do aumento da demanda.

TAXA DE JUROS
A taxa básica da economia brasileira é a SELIC e ela baliza todos os juros de financiamento para empresas e pessoas físicas. Juros elevados, normalmente usados para conter o processo inflacionário, não são saudáveis para as empresas. Encarecem e tornam mais seletivo acessar financiamentos, impactam na demanda, na oferta e no resultado.

TAXA CAMBIAL
Impacta todas as empresas, mesmo aquelas que não exportam produtos ou importam insumos, por exemplo. Sintetizando e focando na oferta e na demanda, se o câmbio estiver desvalorizado, torna as exportações mais atraentes e pode afetar a oferta no mercado interno; caso esteja valorizado, torna mais atrativo importar e pode elevar a concorrência de produtos oriundos do exterior.

TAXA DE EMPREGO
Sinaliza a evolução da economia no geral e qual a tendência, inclusive podendo indicar maior ou menor facilidade de contratar mão-de-obra. Assim como no PIB, é importante acompanhar esse indicador por setor, que traz com mais precisão a situação do mercado em que a empresa está inserida.

Este artigo sintetiza as análises e os impactos dos principais indicadores macroeconômicos, cabendo destacar que, quando há alteração em um deles, a tendência é afetar os demais de algum modo.

*Conteúdo elaborado por Rogério Tolfo, economista consultor do Sindmóveis e da Movergs