Hackathon Madeira & Aço mobilizou empresas em busca de inovação

24/09/2022

Quase 6,5 milhões de trabalhadores brasileiros pediram demissão entre junho de 2021 e julho de 2022. Os motivos são diversos – e os impactos nas empresas também. Entendendo que a rotatividade de funcionários é uma realidade no ambiente corporativo, o 1º Hackathon Madeira & Aço reuniu 41 profissionais de indústrias moveleiras e metalmecânicas para discutir de forma colaborativa o tema “como otimizar e agilizar a integração de novos colaboradores desde a seleção até o treinamento”. Realizado entre os dias 23 e 24 de setembro, em Bento Gonçalves, o Hackathon totalizou 18h de imersão e trocas entre participantes, mentores e palestrantes.

O evento foi uma iniciativa inédita das entidades Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), juntamente com Instituto Hélice e Sebrae RS, e contou com apoio da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e da Orquídea.

GRUPO VENCEDOR
Divididos em oito grupos, os participantes do Hackathon precisaram criar uma solução para o desafio proposto. Após passarem pelo olhar atento da banca avaliadora, que avaliou os critérios Produto (o quão inovador é nos aspectos tecnológicos), Mercado (geração de valor, abrangência e tendência) e Risco (capacidade de execução da solução e se o modelo de negócio está claro), a equipe vencedora foi Mistic – composta por Leonardo Martins, Thiarlei Macedo e Marcio Bertuddi, da Skeel, Kaliandra Gabardo, da Todeschini, e Jéssica Fedrigo, da Casamia.

MENTORES
Diego Peruchi (Todeschini); Giovanni Cechin Rodrigues (PCR); Ana Cristina Schneider (PUCRS); Renata Sandrin (Móveis Sandrin); Fernanda Darrigo (UCS), Marlene Guevara dos Santos (UERGS) e Silvia Nunes (Inova RS).

BANCA
Diego Peruchi (Todeschini), Eduardo Breda (Tibre) e Ezequiel Brollo (Telasul).

PALESTRANTES
Além das orientações recebidas pelo facilitador Lucas Cezar, que é consultor do Sebrae RS, e do apoio prestado pelos mentores, os 41 profissionais também assistiram às palestras de Thomas Job (Instituto Hélice), Rodrigo Brandalise (Sanmartin), Rodrigo Tessari (Tiny ERP).