Grupo de brasileiros visitou Macef, feira de decoração e utilidades para casa

29/01/2008

Novidades e tendências no segmento de decoração e utilidades para a casa foi o que um grupo de 15 brasileiros trouxe na bagagem de volta da Macef – Salão Internacional da Casa, em Milão. Eles viajaram à Itália, a convite dos organizadores da feira, para participar do encontro, realizado entre os dias 18 e 21 de janeiro.
O intercâmbio foi oportunidade de conferir novas propostas de decoração para casa, descobrir produtos com design diferenciado e conhecer possíveis parceiros comerciais para as empresas brasileiras. A feira é uma das maiores do mundo em produtos das linhas de mesa e cozinha, clássicos e presentes, bijuterias e acessórios, e decoração, com 2,5 mil expositores.
Nos mais de 20 pavilhões ocupados, a feira demonstrou sua capacidade de apresentar ao mercado artigos modernos, belos, funcionais, e, ao mesmo tempo, acessíveis. O resultado foi a movimentação de um valor estimado em 5 milhões de euros.
Exclusivamente voltada ao público de negócios, a Macef – Primavera recebeu 85 mil visitantes. Desse total, cerca de 12 mil eram estrangeiros ? número que representa um incremento na ordem de 5,8% em relação à edição de janeiro de 2007. Para internacionalizar ainda mais a feira, os organizadores apostam no potencial do mercado brasileiro e buscam a aproximação com os empresários para viabilizar a realização de parcerias.

Novidades a caminho
A diretora de marketing da Casa Brasil, Sheila Bertolini, esteve entre os convidados que visitaram a Macef ? Primavera. A estadia permitiu o contato com inovações inspiradas nas mais variadas tendências, resultando em uma diversificação de produtos e propostas. Em comum, a idéia que o verdadeiro design aparece quando um produto consegue transmitir plenamente seus valores, estilo e conceito, enquanto desempenha com eficiência sua função. ?A feira reúne ampla amostragem de novidades, com um número muito grande de expositores, e impressiona pela dimensão?, conta.
Além dos projetos apresentados pelos expositores, as atividades paralelas chamaram a atenção pelo formato inovador. Um dos destaques foi a Wiki Food Design, iniciativa que mostra aos visitantes as atuais e futuras proposições oferecidas pelo design em termos de consumo, utensílios e preparação de pratos gastronômicos.
Apostando no respaldo de uma feira que está na 84ª edição e é referência em âmbito mundial, a diretora pretende intensificar o intercâmbio de informações. ?Vamos alinhavar ações de parceria com a Macef e os empresários brasileiros do segmento?, adianta Sheila. Indicativo de que o público pode esperar novidades na próxima edição da Casa Brasil, em 2009.

Mais sobre a feira
A Macef – Salão Internacional da Casa ocorre duas vezes por ano, nos meses de janeiro e setembro, na cidade italiana de Milão, uma das capitais mundiais do design e da moda. A feira apresenta tendências em cinco segmentos: mesa, cozinha e prataria para casa; decoração e tecidos; decoração e festas, presentes, brindes e papelaria; bijuterias e acessórios para a moda. Cada edição conta com 2,5 mil expositores e recebe a visita de mais de 80 mil profissionais do setor em busca de bons negócios. O encontro não é aberto ao público, garantindo seu o foco por meio da especificação dos visitantes.