Gisele Dalla Costa relata o que viu no iSaloni 2023

26/04/2023

A presidente do Sindmóveis, Gisele Dalla Costa, foi uma das integrantes da imersão à Semana do Móvel de Milão 2023 (iSaloni) realizada pelo Sebrae RS. Além da visita à feira, a programação contou com visitas a empresas tradicionais da região, como Riva 1920, Kartell, Casa Canvas e Studio Lissoni & Patners. Confira o que ela relata sobre essa experiência:

Percebemos que a pandemia deixou um legado de readequação não apenas no mercado como também nos eventos. Em comparação com edições anteriores, o Salão do Móvel de Milão 2023 foi mais enxuto, com segmentos mais diversos e integrados. Trazendo para nossa realidade, entendemos que manter a realização conjunta das feiras Fimma Brasil e Movelsul Brasil em agosto deste ano é uma decisão acertada, pois segue uma tendência de aproximar e fortalecer os diferentes elos da cadeia moveleira.

A imersão promovida pelo Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, que incluiu visitas a empresas localizadas na Itália, reforça a importância do design e da inovação para o setor moveleiro. Isso ficou evidente ao vermos que esses dois quesitos estão presentes tanto em marcas tradicionais quanto em empresas mais jovens.

A preocupação com a sustentabilidade esteve presente em todos os estandes e mostras que visitamos – inclusive ações e iniciativas que já eram realizadas, mas agora ganham luz porque as empresas estão comunicando com muita força a questão do sustentável. É um movimento muito interessante porque as empresas estão valorizando suas medidas de sustentabilidade, como o porquê de usarem matérias-primas responsáveis. No museu da Kartell, por exemplo, eles surpreendem ao apresentar o plástico como material sustentável, justificando que é um material de longa duração. É uma óptica bastante interessante para se pensar.

Quanto às tendências para móveis, o ponto alto são as cores que remetem à natureza. Tons terrosos, verdes e cinzentos fazem referência à preocupação com o ambiente e o futuro do planeta.

isaloni-2023*Foto da capa: divulgação Salone del Mobile.Milano