Fornecedores brasileiros da indústria moveleira de olho no mercado mexicano

25/07/2023

O México é um mercado com amplo espaço de oportunidades para os fornecedores brasileiros da indústria moveleira firmarem parcerias internacionais. Pensando nisso, o Orchestra Brasil – projeto de fomento às exportações mantido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – levará 16 empresas nacionais à feira Tecno Mueble 2023, que ocorrerá de 16 a 19 de agosto, em Guadalajara.

Mais do que gerar visibilidade internacional às marcas que integram o projeto, o Orchestra Brasil prepara os participantes para que aproveitem ao máximo as oportunidades de prospecção no evento. Conforme explica a gerente do projeto, Ana Cristina Schneider, é feita uma curadoria prévia para levar empresas com perfis estratégicos de acordo com cada feira internacional. “Levaremos fornecedores de máquinas, acessórios, componentes, ferramentas, matérias-primas e software para produção de móveis com alto grau de afinidade com o mercado mexicano. Para que cheguem preparados à Tecno Mueble, apresentamos um panorama com as principais especificidades e oportunidades do setor local, além de dar dicas antes do evento e acompanha-los nos dia da feira”, explica.

Os Estados Unidos são os principais parceiros comerciais nas importações mexicanas, seguidos de países asiáticos como China, Índia e Japão. O Brasil ocupa uma posição intermediária, mas com forte potencial de aumentar presença. “Participar da Tecno Mueble é o start para os fornecedores brasileiros ampliarem sua rede de contatos, renovando e conquistando novas parcerias. O Orchestra Brasil se mantém ao lado desses empresários, independentemente do grau de internacionalização, para que explorem as melhores oportunidades no mercado externo, levando o selo ‘made in brazil’ cada vez mais longe”, destaca Ana Cristina.

Empresas do Orchestra Brasil que estarão na Tecno Mueble 2023
Akeo (RS)
Alternativa Componentes (RS)
Crippa Máquinas e Equipamentos (SP)
Giacomelli – Indústria de Máquinas (RS)
Joelini Ind. de Produtos Plásticos e Metais (PR)
Lidear Máquinas do Brasil (RS)
LRB Indústria e Comércio de Produtos Químicos (RS)
Lufati Indústria e Comércio (RS)
Metalúrgica Basso (RS)
Wirutex (RS)
Portas Prontas Barreto (GO)
Projepack Máquinas para Embalagens (RS)
Renner Sayerlack (SP)
SAS Plastic (RS)
Serrabits Desenvolvimento de Software (PR)
Renna Componentes para Móveis (RS)

SOBRE O ORCHESTRA BRASIL
Realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Orchestra Brasil realiza estudos de mercado; missões comerciais e prospectivas e Projetos Comprador – além de oportunizar participação nas principais feiras mundiais do setor, conforme perfil e interesses das empresas integrantes.

Atualmente, participam do Ochestra Brasil mais de 60 empresas brasileiras fornecedoras de insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas, ferramentas e software para a cadeia moveleira. Em 2022, negociaram cerca de 120 tipos de produtos com quase 80 países.

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.