Fabricantes brasileiras na IWF Atlanta

21/08/2012

 
Onze empresas integrantes do Projeto Orchestra Brasil de promoção às exportações vão expor seus produtos em um estande coletivo, de 22 a 25 de agosto
 
O projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levará 11 empresas produtoras de insumos para a cadeia moveleira à IWF Atlanta – Feira de suprimentos, produção e transformação de materiais para o mobiliário. Essa é a terceira participação do projeto na feira, que terá quase 800 expositores e visitantes de 80 países na edição deste ano, de 22 a 25 de agosto. 
Os Estados Unidos estão entre os mercados prioritários para o projeto Orchestra Brasil e a IWF é considerada a principal feira do ano, já que o registro antecipado de compradores é 40% superior à edição de 2010. A presença das fabricantes brasileiras de insumos nos Estados Unidos vem se ampliando em 2012, com acréscimo de 50% no volume de exportações de janeiro a junho, no comparativo com 2011. Com isso, os EUA já são o principal destino dos produtos brasileiros integrantes do projeto – insumos, componentes, tecnologia e design para a indústria do mobiliário – além de um dos três maiores produtores mundiais de móveis.
Além do crescimento econômico dos EUA e o câmbio mais favorável (que amplia a rentabilidade das exportações), as ações incisivas do projeto no mercado norte-americano explicam o desempenho verificado. Para fortalecer a presença das empresas brasileiras, em novembro passado, seis integrantes do Orchestra passaram a contar com espaço permanente para exposição de produtos no Centro de Negócios da Apex-Brasil em Miami. 
O projeto Orchestra Brasil data de  2003 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Isso se dá por meio de apoio estratégico e ações comerciais como o Projeto Comprador, Projeto Vendedor, missões empresariais e participação em feiras de diversos países. Participam da iniciativa cerca de 70 fabricantes. Os oito mercados prioritários em 2012 são Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai. África do Sul, Canadá e Turquia também estão inclusos nas ações do projeto, em âmbito secundário.