Empresas moveleiras exercitam seleção de mercados-alvo para exportações

01/02/2018

A seleção dos países-alvo é um fator decisivo para o êxito das exportações. Dentro das ações de seu Comitê Internacional, o Sindmóveis recebeu empresas associadas esta semana para a primeira capacitação deste ano, justamente voltada à busca de informações para a seleção de mercados-alvo seja para indústrias que já exportam ou aquelas que ainda pretendem alcançar o mercado externo.

Também foi abordada a decisão de abrir lojas ou unidades de produção no exterior; contar com wharehouse para distribuição ou uma rede de serviços em outro país. Os consultores do Sindmóveis para o mercado internacional, Ana Cristina Schneider e Eduardo Trapp Santarossa, detalharam aos participantes o nível de informações gratuitas e pagas que podem auxiliar as empresas na tomada de decisão.

Proximidade geográfica e cultural, network e custos de transação aparecem como pontos cruciais para o setor moveleiro nacional. Como apoio à indústria, foram apontadas ferramentas para captação de informações sobre o comércio exterior brasileiro de bens e serviços e informações acerca de operações.

O treinamento incluiu exercícios de pesquisa para definição de mercados-alvo pelos participantes com base nos critérios apresentados: fluxos de importação e exportação, proximidade geográfica e cultural, análise da concorrência,  mercados em franco crescimento, mercado com competição menos acirrada, ou outro critério que prevaleça dada capacidade da empresa, perfil interno, competências, network e suas metas.

A promoção do conhecimento é um dos pilares do Sindmóveis. Os próximos eventos de capacitação que poderão ser usufruído pelo associado serão durante a Movelsul Brasil 2018, de 12 a 15 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Para mais informações sobre a programação e credenciamento antecipado, acesse www.movelsul.com.br.