Empresas brasileiras participam da feira Fitecma com apoio do Projeto Orchestra Brasil

28/06/2019

Pela quinta edição consecutiva, o Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apoia a participação de empresas brasileiras na Feira Internacional da Madeira e da Tecnologia (Fitecma), na Argentina. Ao todo, 18 empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira vão apresentar seus lançamentos na feira, que ocorre de 02 a 06 de julho, no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires.

Serão estandes individuais e coletivos com apoio do Projeto Orchestra Brasil. No pavilhão de Acessórios, o projeto apoia a participação das empresas Brasmacol, Alternativa, Rometal, Renner Sayerlack, Zen, CPI Tegus, Lamiecco, Cardenas e Rochesa. No pavilhão de Máquinas, serão mais nove empresas: Gaidzinski, Projepack, Arpi, Lufati, Lidear, Crippa, MP Maquinapack, Promob e Allparts.

A participação na Fitecma é considerada estratégica para as empresas do projeto. A Argentina é a segunda maior economia da América do Sul, somente atrás do Brasil – entretanto, tem sido destaque negativo no crescimento econômico. Após um avanço de 2,7% em 2017, em 2018 o PIB caiu 2,5%. A inflação oficial no país atingiu 47,6% em 2018, sendo a taxa mais alta reportada em 27 anos.

No contexto da cadeia de produção de móveis, o fornecedor é o indutor de inovação, através de novas tecnologias e design, fundamentais para aumentar a competitividade da indústria como um todo. Nesse contexto, a Argentina é um dos principais compradores mundiais de acessórios, componentes, máquinas, ferramentas, acabamentos, matérias-primas, insumos e tecnologia para o setor de móveis fabricados no Brasil – isso porque o Brasil tem uma das indústrias de móveis mais importantes do mundo.

Mais sobre o Projeto Orchestra Brasil

O Projeto Orchestra Brasil, resultado da parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), intensifica e promove a inserção competitiva de empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira no mercado internacional. As ações promovidas no âmbito do projeto vão desde a participação em feiras internacionais até projetos compradores e vendedores, missões comerciais e técnicas. Participam do projeto cerca de 50 empresas brasileiras fabricantes de acessórios, componentes, ferramentas, máquinas, softwares para layout e matérias-primas.