Conceito do Salão Design atravessa fronteiras e projetos ganham espaço na indústria

26/03/2008

Paolo Bergomini, presidente da Associação Latino Americana de Design, vai levar a experiência de organização do Salão Design para a Argentina.
Convidado para presidir a comissão julgadora do Salão, ele se disse impressionado com o fato de um concurso de design ser organizado a partir de uma entidade representativa do setor produtivo e não por universidades, como é comum em seu país.
?É uma experiência enriquecedora ver como os moveleiros organizaram o concurso com o objetivo de promover o design e como se beneficiam desta iniciativa para suas estratégias comerciais. Vamos levar este case para a Argentina?, declarou o designer. Na contrapartida, ele nomeou o Sindmóveis como o representante oficial do Comitê Aladi Brasil. A entidade está presente em 17 países.
O Salão Design Movelsul foi criado com o objetivo de incentivar a criatividade e a inovação tecnológica por meio do design e de contribuir para o desenvolvimento do setor moveleiro. Desde a sua criação em 1988 contabiliza a participação de 5.665 projetos. Em 2008 foram 940 inscrições de 14 países e prêmios em torno de R$ 100 mil.
Segundo o diretor do Salão Design, Daniel Camera, além de fomentar o design, o Salão também visa a gerar negócios. ?Nestes 20 anos de concurso vários projetos foram industrializados e os profissionais projetados no âmbito das empresas,? afirma. Na edição 2008, o exemplo mais expressivo vem da categoria ?Estudantes?. Os autores do Projeto Foz ? Abrigo De Proteção Ao Usuário Do Transporte Coletivo – já foram procurados por três empresas interessadas em industrializar o modelo proposto.
Por iniciativa da Movelsul 2008, a partir desta edição a feira passa a incentivar também o envolvimento da comunidade de Bento Gonçalves-RS com a produção do design. O lançamento do Projeto Design ? Manifestações da Comunidade quer incentivar a mostra de manifestações espontâneas e expressivas de objetos em geral que utilizem a ferramenta design. O projeto envolve desde escolas de primeiro e segundo graus, universidades, cursos técnicos, ONGs, artistas, artesões e entidades. A mostra está em dois locais, no Shopping L´América e Casa das Artes, em Bento Gonçalves.
A premiação dos vencedores do Salão Design Movelsul 2008 acontece nesta quarta-feira, no Complexo Bulevar, em Bento Gonçalves, a partir das 8h30. Os classificados do Salão Design MOVELSUL estão expostos em área nobre de 900 m² no pavilhão ?E? do Parque de Eventos.

Salão Design 2008 – PREMIADOS

Design de Diogo Lage Souza e Eduardo Cronemberger de Faria

Menção INDÚSTRIA
Produto: ICON