Como tem sido 2023 para o polo moveleiro de Bento

14/11/2023

A inteligência comercial do Sindmóveis monitora constantemente os principais indicadores da economia – especialmente os dados referentes ao polo moveleiro de Bento Gonçalves. As informações obtidas pelos canais oficiais do governo (Secretaria da Fazenda, Comex Stat e Caged) mostram o desempenho das indústrias de móveis localizadas em Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

JANEIRO – SETEMBRO DE 2023
Faturamento: R$ 2.290.894.262,28 (2.2 bilhões de reais)
Redução de 0,6% em relação ao mesmo período de 2022

Exportações: US$ 38.675.319 (38.6 milhões de dólares)
Decréscimo de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior

Empregos: 6.554 vagas ocupadas
Aumento de 24 postos de trabalho no comparativo com os 12 meses de 2022

SOBRE O SINDMÓVEIS
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.