Empresas apoiadas pelo Projeto Orchestra Brasil crescem 15% nas exportações em 2020

03/03/2021

Em 2020, os valores em dólares das exportações das empresas apoiadas pelo Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações cresceram 15% em relação ao ano de 2019 em um contexto o qual as exportações brasileiras em geral, dos mesmos produtos, cresceram 7,6% no mesmo período. Isso significa que o desempenho é superior ao das empresas brasileiras não apoiadas e que fabricam os mesmos produtos. O Projeto Orchestra Brasil apoia a internacionalização de fornecedores da indústria moveleira, como fabricantes de componentes e tecnologias, e é realizado por meio de uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Atualmente, participam do projeto mais de 50 empresas de insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas, ferramentas e software – e pelo menos 50 dela são exportadoras, negociando com um total de 98 países. No ano passado, apesar das dificuldades fronteiriças decorrentes da pandemia, 29 empresas apoiadas abriram novos mercados e 22 exportaram pelo menos um novo produto.

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, explica que faz parte da visão global da entidade promover a cadeia de móveis como um todo. Segundo ele, a importância do Projeto Orchestra Brasil se dá no posicionamento e competitividade do setor moveleiro, uma vez que são os fornecedores que trazem a tecnologia e inovação pra dentro da indústria de móveis. “Um bom posicionamento das diferentes pontas da cadeia reflete em melhores resultados para a indústria moveleira em si”, pontua.

Sobre o Projeto Orchestra Brasil

O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Para isso, são promovidos estudos de mercado; missões comerciais e prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, e Imagem, além da participação nas principais feiras mundiais do setor. Os mercados prioritários para o próximo convênio são Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru. Os secundários são Alemanha, Guatemala, Reino Unido, Angola, África do Sul, Bolívia, Canadá e República Dominicana.

O objetivo do Orchestra Brasil é posicionar positivamente esse segmento no mercado externo, elevando a percepção de valor e a competitividade brasileira. Esse elo é fundamental para aumentar a competitividade da indústria como um todo: estima-se que 70% do valor da produção de móveis passa pelos insumos e consumo intermediário do setor. Do total da produção de móveis, 46,7% são componentes.

Informações para a imprensa:

Ana Carolina Azevedo

Assessoria de comunicação