Apex-Brasil e Embaixada do Brasil em Londres lançam plataforma de apoio sobre o Brexit

31/01/2021

As empresas que exportam para o Reino Unido podem utilizar a plataforma Brazil Brexit Watch, desenvolvido pela Embaixada do Brasil em Londres com a Apex-Brasil e Câmara de Comércio do Brasil na Grã-Bretanha.

A página reúne uma gama de informações para apoiar os exportadores brasileiros com monitoramento constante de mudanças decorrentes do Brexit em aspectos tarifários, logísticos, exigências alfandegárias e regulamentos. É possível encontrar desde informações mais básicas sobre o Brexit e seus possíveis impactos gerais, até dados que vão apoiar uma mudança na estratégia de exportação de setores específicos, com foco nos que têm maior volume exportado pelo Brasil para o mercado britânico (o que inclui o segmento moveleiro).

O objetivo da iniciativa é minimizar os impactos do Brexit sobre os fluxos de comércio existentes e apontar potenciais oportunidades para o exportador brasileiro. A plataforma traz também informações que podem ser úteis ao exportador brasileiro em qualquer tempo, como lista de importadores britânicos.

Atualmente, o Reino Unido é ocupa a quinta colocação entre os destinos de exportações para os móveis produzidos no polo moveleiro de Bento Gonçalves. Para acessar o Brazil Brexit Watch, clique aqui.