Representação Setorial

Representamos e defendemos os interesses coletivos ou individuais da categoria econômica das empresas moveleiras do polo de Bento Gonçalves, com participação obrigatória nas negociações coletivas de trabalho para celebração de acordos.

Assessoria Tributária

O Sindmóveis oferece orientação tributária gratuita aos associados, o objetivo é oferecer uma ferramenta de apoio no sentido de sanar dúvidas referentes à interpretação da legislação tributária desde que relacionadas às atividades empresariais dos associados. As consultas deverão ser encaminhadas diretamente ao escritório de advocacia, pelo e-mail:  consultoria.movergs@rafaelnichele.com.br

Orientação Jurídica e trabalhista

O Sindmóveis oferece orientação jurídica gratuita aos associados, envolvendo a legislação em vigor nas áreas tributárias e trabalhistas.

Além de orientações, os associados tem acesso a um levantamento de dados para pesquisa de Cargos, Salários e benefícios.

Acesse a área trabalhista

Certificação Digital

Empresas e moradores de Bento Gonçalves e região podem emitir certificados digitais pela Serasa Experian na sede do Sindmóveis (rua Avelino Luiz Zat, 95, bairro Fenavinho). O serviço, intermediado pela Parceria Soluções Empresariais, é a alternativa mais moderna, segura e sustentável para substituir os documentos impressos em papel. Associados Sindmóveis possuem 20% de desconto na emissão.

Palestras e Treinamentos

O Sindmóveis promove palestras e treinamentos de interesse do setor moveleiro, auxiliando no desenvolvimento e mantendo os associados atualizados quanto às novas informações e tecnologias.

Confira o calendário de eventos

Dados do Setor

O desempenho do setor é avaliado mensalmente pelo Sindmóveis. Por meio de dados oficiais, como do SEFAZ, MDIC, MTE e IBGE, é possível monitorar os números de faturamento, exportações e importações além da evolução de diversos outros indicadores da indústria e comércio em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e no Brasil

Comitê Internacional

Criado com objetivo de propagar conhecimento relevante às áreas internacionais das empresas e participando ativamente em questões de pleito de interesse da cadeia. É formado pelas empresas que se destacam na exportações com reuniões periódicas para discussões e análises dos temas chave do setor.

Programas e Projetos

O Sindmóveis participa de diversos programas e projetos direcionados ao setor. Essas iniciativas já possibilitaram a formação de vários cursos de aperfeiçoamento profissional, gestão de qualidade e normatização. O Sindmóveis ainda desenvolve e encaminha projetos em nível nacional, com a finalidade de obter a conscientização e o apoio institucional das autoridades constituídas.

Desconto na Locação de Feiras

Após um ano de associação, a empresa tem 10% de desconto na locação de espaços para a feira Movelsul Brasil.

Desconto exclusivo para empresas pertencentes à base territorial do Sindmóveis. (Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira).

Produtos Sindmóveis

Movelsul Brasil

Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais. Realizada desde 1977 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, ocorre a cada dois anos no maior polo moveleiro do país: um evento com grande potencial de negócios no mercado interno atraindo lojistas e as principais redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos e forte atração de importadores dos principais mercados-alvo da indústria brasileira de móveis.

Prêmio Salão Design

Desde 1988, o Sindmóveis promove o Prêmio Salão Design –  maior premiação de design de mobiliário da América Latina. O prêmio nasce no maior polo moveleiro do país como indutor de inovação e ferramenta de competitividade da indústria. São mais de 15 mil histórias contadas por meio dos projetos inscritos nesses mais de 30 anos por estudantes, profissionais e indústrias. Para além de uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio Salão Design tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano.

Projeto Orchestra Brasil

O Projeto Orchestra Brasil, uma parceria entre o Sindmóveis Bento Gonçalves e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) nasce em 2006 para promover as exportações de fornecedores da indústria moveleira. As empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil fornecem insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas e ferramentas, software, todo o necessário para a fabricação de móveis para os principais fabricantes de mobiliário do mundo, exportando para mais de 90 países.

Apoiadores e Parceiros