Aumento do ICMS reduzirá o poder de compra dos gaúchos

17/11/2023

O Governo Estadual do Rio Grande do Sul anunciou sua intenção de aumentar a alíquota de ICMS, passando de 17% para 19,50%. A notícia gerou preocupação a diferentes segmentos da economia gaúcha – inclusive o setor moveleiro. Confira o posicionamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), que conta com apoio do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

AUMENTO DO ICMS VAI REDUZIR PODER DE COMPRA DOS GAÚCHOS

Caso o Governo do Estado encaminhe a elevação da alíquota de ICMS de 17 para 19,50%, e se o projeto for aprovado pelos deputados estaduais, o poder de compra dos consumidores gaúchos será afetado, com impactos na redução do consumo e, consequentemente, na diminuição da produção industrial.

A previsão faz parte das análises e avaliações que a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – Fiergs – está elaborando a partir da divulgação da  proposta do aumento do imposto. O presidente em exercício da Fiergs, Arildo Bennech Oliveira, afirmou que a competitividade da indústria vai sofrer caso a elevação se concretize, assim como teremos reflexo sobre a inflação estadual.

Atualmente, estamos com muitas dificuldades no setor industrial gaúcho, cuja produção caiu 5,1% este ano, até setembro, e 7.500 empregos foram fechados nos últimos 12 meses. O Rio Grande do Sul foi o segundo pior Estado na produção industrial em nove meses de 2023. O primeiro foi o Ceará. Além disso, o presidente em exercício da Fiergs salienta que o “ Custo RS “, ou seja, o custo adicional de produção aqui no Rio Grande do Sul em relação a outros Estados, vai crescer atingindo negativamente a economia como um todo.

Já temos questões logísticas onerosas a superar, junto com um Piso Regional desvirtuado aprovado esta semana, e agora um aumento da carga tributária, realmente estaremos agravando a desvantagem que temos para a retenção e atração de empresas. O presidente em exercício da Fiergs também anunciou que a entidade está convocando os Sindicatos Industriais para uma reunião nesta terça-feira, dia 21, quando o assunto será debatido.