Projeto Orchestra Brasil leva empresas à Tecno Mueble Guadalajara 2012

27/07/2012

México é um dos mercados-alvo da iniciativa por estar entre os 10 principais destinos dos produtos brasileiros fabricados pelas empresas participantes  Duas empresas participantes do projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações estarão presentes na 24ª Tecno Mueble Internacional, feira de fornecedores para a indústria do móvel e madeira, de 15 a 18 de agosto, em Guadalajara, México. Artecola e Tabone, fabricantes de acessórios e acabamentos para o setor moveleiro, irão expor seus lançamentos no estande coletivo do projeto. Além delas, a iniciativa apoia também a participação de Kolafit e Promob, com estandes próprios. O Orchestra Brasil possibilita a quase 100 fabricantes e designers a participação em feiras internacionais e projetos como o Centro de Negócios da Apex-Brasil em Miami.  O México possui a segunda maior economia e população da América Latina, somente atrás do Brasil. A previsão de crescimento anual médio do PIB é de 3,5% nos próximos cinco anos, tendo um dos maiores PIB per capita da América Latina (US$ 14,6 mil). Para o projeto Orchestra Brasil, este destino é estratégico e está entre os mercados-alvos definidos para o ano de 2012, pois o país é um dos 10 maiores importadores mundiais dos produtos fabricados pelas empresas participantes e também um dos 10 principais destinos dos produtos brasileiros. Em relação à produção de móveis, é o maior exportador da América Latina e sexto maior do mundo, com mais de US$ 4,8 bilhões exportados no ano passado. A Tecno Mueble Internacional ocupa uma área superior a seis mil metros quadrados, localizada na Expo Guadalajara. São 270 estandes e previsão de pelo menos três mil compradores. Ainda em 2012, o projeto terá participação nas feiras IWF (Atlanta), Expo Ferretera (Guadalajara), Intermob Istambul, Fenafor Peru (Lima), Roadshow Mercosul, Design Miami e no Centro de Negócios da Apex-Brasil em Miami. O Orchestra Brasil – uma parceria entre Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) e Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) existe desde  2003 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável.   Saiba mais O mercado mexicano em relação aos segmentos do projeto Orchestra Brasil – Sexto maior importador do segmento de Acabamentos do mundo (4% do mercado) – Quinto maior importador do segmento de Acessórios e Componentes do mundo (5% do mercado) – Sétimo maior importador do segmento de Tecnologia para móveis do mundo (3% do mercado) – Décimo quinto maior importador do segmento de Químicos do mundo (2% do mercado)