13/05/2019 Projeto Raiz reúne o maior grupo de designers brasileiros a participar de feira em Nova York
14/05/2019 Prêmio Salão Design abre inscrições em junho

Imprensa / Notícias

13/05/2019

Projeto Orchestra Brasil leva empresas à Interzum Cologne

De 21 a 24 de maio, o Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações, uma parceria entre o Sindmóveis Bento Gonçalves e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apoiará a participação de quatro empresas brasileiras na feira Interzum Cologne. Serão quatro estandes reunindo lançamentos das empresas Alternativa, Brasmacol, CPI Tegus e Obispa – fabricantes de componentes, acessórios e acabamentos para indústria moveleira.

A Interzum é, hoje, a feira mundial mais relevante para a cadeia produtiva fornecedora da indústria moveleira. É reconhecida mundialmente como referência de lançamentos para a cadeira moveleira e espera pelo menos 1700 expositores de 60 países em 180 mil metros quadrados de exposição. Nessa grande feira, as empresas expositoras têm contato não somente com expositores europeus, mas com visitantes de todos os continentes e principais players mundiais. “É uma referência mundial do setor que permite aproximação com diversos mercados, já que aproximadamente 80% dos visitantes e expositores são de fora da Alemanha”, situa o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini.

 

Fornecedores qualificados qualificam a indústria brasileira de móveis

 

Os fornecedores da indústria moveleira são os grandes indutores de inovação ao setor – seja o fabricante de tecnologias, insumos, acessórios e também os estúdios de design, no segmento de serviços. Esse elo é fundamental para aumentar a competitividade da indústria como um todo: estima-se que 70% do valor da produção de móveis passa pelos insumos e consumo intermediário do setor. Do total da produção de móveis, 46,7% são componentes.

Para o Sindmóveis, qualificar a cadeia moveleira como um todo para atuação no mercado externo reflete, também, em inovação e diferenciação que serão absorvidas pela indústria moveleira. O Projeto Orchestra Brasil, nesse sentido, intensifica e promove a inserção competitiva de empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira no mercado internacional. As ações promovidas no âmbito do projeto vão desde a participação em feiras internacionais até projetos compradores e vendedores, missões comerciais e técnicas. Participam do projeto cerca de 50 empresas brasileiras fabricantes de acessórios, componentes, ferramentas, máquinas, softwares para layout e matérias-primas.