Projeto de iluminação é o superprêmio Salão Design 2018!

14/03/2018

A noite dessa quarta-feira, 14, foi de emoção para os vencedores do Prêmio Salão Design 2018, com a realização da cerimônia onde foi revelada a colocação dos premiados e os produtos eleitos como "superprêmios" da edição: os estúdios André Ferri, de Belo Horizonte; Enbruto, de Cordoba; e Studio Zanini, do Rio de Janeiro. Além deles, foram entregues os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria/Varejo.

Essa edição, que marca os 30 anos de realização do Prêmio Salão Design pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, apresentou uma pluralidade nas tipologias de produtos, com peças para usos múltiplos e aplicações diversas dentro do ambiente. Os premiados foram projetos de mobiliário e complementos do Brasil, Argentina e Uruguai – de tradicionais poltronas até talheres e varandas portáteis. A comissão julgadora dessa edição foi composta pelos designers Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi.

A história do design de móveis no Brasil e na América Latina não pode ser contada sem um capítulo dedicado ao Prêmio Salão Design. Criado em 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves como uma atração paralela da feira Movelsul Brasil, o prêmio nasceu para impulsionar a indústria moveleira a investir no design como ferramenta de diferenciação por inovação. Essa semente plantada no polo moveleiro de Bento Gonçalves ganhou o país e, depois, os vizinhos latino-americanos e as fronteiras do mundo. Até hoje, já foram 14.213 projetos inscritos.

No seu pronunciamento durante a cerimônia, o diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, exaltou a trajetória dessas três décadas e a importância da iniciativa no fortalecimento do design latino-americano: "Nós somos o Prêmio Salão Design, somos forma, função, processos, emoção. Somos o próprio design e as 15 mil histórias dos 15 mil projetos que escreveram essa história. Nesses 30 anos, tanta coisa mudou, mas nunca o nosso propósito de ecoar novos talentos, de aproximar o designer da indústria e de premiar boas ideias”, salienta.

Após a mostra na Movelsul Brasil 2018, o Prêmio Salão Design terá mais uma exposição, em agosto, durante o DW! São Paulo Design Weekend, na feira High Design – Home & Office Expo. O patrocínio ao prêmio é de Berneck e Interprint.

 

Prêmio Salão Design 2018 – os premiados

 

Superprêmios:

 

1º lugar

 

Luminária Costureira, design de André Ferri (Belo Horizonte/MG)

Luminária feita artesanalmente em marcenaria, pode ter seu tubo girado em 360º, controlando a luminosidade.

 

2º lugar

 

Biblioteca Latorna, design de Marcela Coppari e Agustín Barrionuevo (Cordoba/Argentina)

Sistema aberto que pode se adaptar em configurações diversas. São apenas dois elementos: colunas e prateleiras.

 

3º lugar

 

Linha Zina, design de Zanini de Zanine, Studio Zanini (Rio de Janeiro/RJ)

Linha inspirada em móveis de ferro brasileiros dos anos 1950, reunindo um mix de materiais contrastantes como o aço carbono, tecido e madeira maciça. 

 

Estudantes:

 

1º lugar

 

Coleção Diagonal, design de Gabriel Paim Barberio (Universidade de Caxias do Sul/Caxias do Sul RS)

Inspirada por linhas simples, agrupadas, inclinadas e também dispostas paralelamente, utilizadas como base e corpo das luminárias.

 

2º lugar

 

Poltrona Flor, design de Artur de Menezes Fernandes (Universidade Norte do Paraná/Londrina PR)

Resultado do estudo de formas traduzidas em linhas fluidas.

  

3º lugar

 

Mesa Quebrada, design de Agustín dos Santos Farias (Escuela Universitaria Centro de Diseño/Montevidéu) e Prêmio Professor Orientador para Gabriel Deber

Peça auxiliar de tamanho pequeno feita com varas ferro. Simples assim. Toda a estética da peça se constrói a partir dos espaços vazios entre suas hastes.

 

 

Profissionais:

 

1º lugar

 

Poltrona Lina, design de Leo e Fernanda Mangiavacchi, Fantástico Studio di Design (Rio de Janeiro/RJ)

A estrutura que conjuga metal e madeira traz uma mistura de leveza com riqueza sensorial. 

 

2º lugar

 

HUM, design de Federico Mujica Iturria e Carolina Arias Bianchi, Muar Diseño (Montevidéu/UY)

De aspecto leve, é feito em carvalho e revestido em fibras naturais. Disponível em três tamanhos: sofá simples, sofá de 3 lugares e chaise longue.

 

3º lugar

 

Varanda, design de Menini Nicola e Bernardo Senna (Montevidéu/UY)

A linha Varanda cria jardins urbanos considerando os pequenos espaços de convivência que temos ao nosso redor. A coleção é composta por jardineira, bancos e mesas.

 

Indústrias:

 

1º lugar

 

O2 talheres, Alma Design d’Auteur (Curitiba/PR) com design de José Manuel Carvalho Araújo

Com dupla func?a?o – hashi + garfo/faca –, esse conjunto é feito em aço inox 316 modelado.

 

2º lugar

 

Mini Nadda, Iluminar (Belo Horizonte/MG) com design de Francisco Esteban Terroba

O diferencial principal do projeto, além de suas dimensões reduzidas, é o sistema basculante de regulagem manual de inclinação vertical.

 

3º lugar

 

Mesa Falésia, Lider Interiores (Carmo do Cajuru/MG) com design de Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite – Plataforma 4

Estrutura em madeira maciça e tampo folhado. Destaque para a fenda central com aplicação de marchetaria nas extremidades.

 

 

Prêmio Madeiras Alternativas

 

Penteadeira Nena, design de Mariana Beting Ferrarezi e Roberto Hercowitz, Em2 Design (Rio de Janeiro/RJ)

Criada para ser uma penteadeira, Nena possui espelho retroiluminado com fitas de led e acabamento em bisoté, além das gavetas com múltiplos repartimentos para acomodar objetos. Madeira identificada: Cariniana SP e laminado

 

Menções Honrosas

 

Castiçal Veleiro, design de Giuliano Perretto e Max Kampa, Ventura Lab (Curitiba/PR)

Vela é de acender ou velejar? Esse finalista do Prêmio Salão Design brinca com o duplo sentido da palavra. 

 

F.LY, design de Andrea Bezerra de Carvalho Macruz, Nolii (São Paulo/SP)

Ousada, a luminária F.LY é uma representação das ramificações de uma folha não simétrica. É feita em papel especial com PH neutro, o que evita o amarelamento e aumenta a durabilidade da peça.

 

Hoop Lamp, design de Daniel Simonini e Niccolo Adolini, Adolini+Simonini para Martinelli Luce (São Paulo/SP)

Essa luminária de mesa presta uma homenagem a Angelo Mangiarotti, ao reinterpretar a mesa Eros, concebida pelo mestre italiano nos anos 1970.