Prêmio Salão Design retratado em exposição de cartazes de design no Museu da Casa Brasileira

02/04/2019

Os 30 anos do Prêmio Salão Design estão retratados na exposição ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’, que iniciou no último fim de semana, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. A mostra reúne cerca de 50 cartazes dos eventos mais importantes do design brasileiro, apresentando uma retrospectiva histórica de cartazes de alguns dos eventos mais importantes do design brasileiro.

Para nortear a narrativa da exposição, os curadores Débora Buonano e Marcos da Costa Braga responderam à questão: ‘Que design gráfico foi projetado para cartazes de eventos de design?’. Os cartazes foram escolhidos dentre as centenas de impressos que integram o acervo do colecionador e designer Auresnede Pires Stephan. “Raridade, representatividade, importância histórica e qualidade do design gráfico guiaram nosso olhar. Coincidência ou não, a maioria das autorias, posteriormente identificadas, revelaram nomes de designers reconhecidos pela qualidade de seus trabalhos”, comentam os curadores.

Os cerca de 50 cartazes selecionados para a exposição foram organizados em três tipos de eventos: encontros, prêmios e mostras. Cada um deles expressa linguagens visuais variadas e abrange desde o foco na comunicação concisa e objetiva, até a ênfase na expressividade da cor e da forma. A intenção é não só tornar possível a promoção do resgate da memória gráfica desses eventos, mas também proporcionar um espaço para reflexões.

A mostra é mais uma ação do Museu da Casa Brasileira na promoção do resgate da importância do cartaz enquanto peça gráfica central nas campanhas de divulgação. O Prêmio Salão Design está presente com três cartazes.

 

SERVIÇO:

Museu da Casa Brasileira

Exposição: ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’

Visitação até 09 de junho de terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Endereço: Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados