Prêmio Salão Design divulga seus finalistas

16/11/2015

A comissão julgadora do Prêmio Salão Design aprovou 139 projetos entre os 750 inscritos para a etapa final do prêmio, quando os finalistas enviam a Bento Gonçalves seus produtos ou protótipos em tamanho real. Promovido desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves e com patrocínio de Berneck, o Salão Design é considerada a maior premiação de design de produto da América Latina.

O prêmio integra criatividade e inovação tecnológica a móveis e acessórios por meio do design. Nessa 20ª edição, serão distribuídos R$ 205 mil em prêmios nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria. A comissão julgadora é formada por cinco renomados profissionais e acadêmicos: os designers Angela Carvalho, Glaucia Binda, Gustavo Bertolini, Ivens Fontoura e Paulo Biacchi.

Estreante na comissão julgadora do Prêmio Salão Design, o designer Paulo Biacchi é sócio do estúdio de design e marca de produtos para a casa Fetiche. Assina coleções para marcas como Tok&Stok, Florense, La Lampe, Schuster, Micasa, Schattdecor e outras. Impressionado pela quantidade de projetos e diversidade de ideias, o designer destaca que é constante a preocupação dos jurados em avaliar os participantes com cautela. “Percebi uma forte tendência à valorização da madeira, não apenas como opção de matéria-prima, mas como linguagem. Muitos designers produzindo suas próprias séries, colocando a mão na massa, uma geração de designers marceneiros”, pontua.

Como nas últimas edições, o Prêmio Salão Design recebeu inscrições em sete categorias: Iluminação; Móveis para dormitório; Móveis para sala de estar e jantar; Móveis para cozinha, área de serviço e banheiro; Móveis para área externa; Móveis para escritório e home-office; e Acessórios domésticos. Além das premiações em dinheiro, serão concedidos os já tradicionais troféus Professor Orientador, para o orientador indicado no projeto dos estudantes premiados, e Madeiras Alternativas, que premia o melhor projeto da edição fabricado a partir de espécies que o Serviço Florestal Brasileiro considera como não muito utilizadas. 

A divulgação dos vencedores do 20º Prêmio Salão Design ocorre em fevereiro. Nessa edição, os premiados participam de duas mostras: em março, durante a Movelsul Brasil 2016, e em agosto, na High Design – Home&Office Expo, feira que será o carro-chefe do São Paulo Design Weekend a partir do ano que vem.

A lista dos selecionados está disponível para consulta no endereço www.salaodesign.com.br/blog