Movergs e Sindmóveis anunciam unificação administrativa

23/09/2020

A partir do mês de outubro, as duas maiores entidades representativas do setor moveleiro no estado – a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis)-, ambos com sede em Bento Gonçalves, vão unificar suas administrações.

Nos últimos cinco anos, as entidades estreitaram seus laços, atuando conjuntamente em demandas políticas e administrativas em prol da indústria moveleira. As trocas se intensificaram especialmente após a inauguração do novo Centro Empresarial de Bento Gonçalves, que foi inaugurado em 2017 e passou a congregar diversas entidades empresariais, entre elas Movergs e Sindmóveis.

A fusão administrativa foi decidida pelas diretorias e conselhos da Movergs e Sindmóveis, atualmente presididos pelos empresários Rogério Francio e Vinicius Benini, respectivamente. A decisão leva em conta a necessidade de otimizar os recursos humanos e financeiros das entidades.

As entidades

O Sindmóveis foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro de Bento Gonçalves e atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Conhecimento, inovação e integração gerando negócios são os pilares que sustentam o Sindmóveis. Uma prova dessa realidade é a promoção da maior feira de móveis da América Latina, a Movelsul Brasil, realizada também desde 1977.

Ainda pode-se mencionar como projetos de destaque da entidade a realização do Prêmio Salão Design desde 1988, considerado o grande prêmio brasileiro de design para profissionais, estudantes e empresas; o Projeto de Exportação Orchestra Brasil, que fomenta as exportações da cadeia de fornecedores da indústria moveleira; e o Projeto Raiz, responsável por desenvolver ações que atendam às necessidades comerciais do design brasileiro para o mercado externo.

Já a Movergs, fundada em 1987, representa a cadeia produtiva de madeira e móveis do estado do Rio Grande do Sul. Atua com a importante missão de representar os interesses da cadeia produtiva de madeira e móveis, direcionando seus esforços no sentido de contribuir e garantir ferramentas competitivas em prol do desenvolvimento de seus associados. A Movergs é realizadora de dois grandes projetos que fortalecem ainda mais o protagonismo do setor moveleiro gaúcho: a FIMMA Brasil, uma das maiores feiras do segmento no mundo e o Congresso Movergs.