Movelsul Brasil começa na próxima semana

09/03/2018

Os principais lojistas de móveis do Brasil e importadores de 50 nacionalidades vão circular no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) de 12 a 15 de março de 2018, quando o Sindmóveis promove a 21ª edição da Movelsul Brasil – a principal feira de móveis da América Latina para o público profissional. São quatro dias decisivos para a indústria moveleira nacional, que, confiante no reaquecimento do mercado, apresentam aos compradores e especificadores os lançamentos da temporada.

Ao todo, a feira reúne 246 expositores e espera cerca de 30 mil visitantes. São fabricantes de mobiliário e complementos de todos os segmentos, como escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. A programação paralela da Movelsul Brasil fomenta ainda mais a geração de negócios, a exemplo dos projetos Comprador, com reuniões direcionadas às exportações, e o projeto Varejo, que desafiou a indústria moveleira a criar produtos que respondessem a demandas apontadas por lojistas nacionais.

A geração de conhecimento para a cadeia terá destaque com a realização do primeiro Fórum Movelsul Brasil, com três dias de palestras nas manhãs de 13, 14 e 15 de março. Com o tema “A reinvenção do varejo: O consumo all line”, os palestrantes propõem uma conexão entre o ponto de venda físico e as plataformas de consumo online, o chamado “on e off”. Já o design como estratégia de diferenciação para o setor moveleiro mais uma vez aparece na feira com a mostra de produtos finalistas e vencedores do Prêmio Salão Design, que, em 2018, completa 30 anos.

O presidente do Sindmóveis e da Movelsul Brasil 2018, Edson Pelicioli, salienta que a Movelsul Brasil está presente em todo o universo moveleiro do país. Fabricantes, lojistas e consumidores estão conectados pela feira, que atua como um verdadeiro fio condutor entre as pontas da cadeia. Segundo ele, o desafio do setor diz respeito à sinergia da fábrica até o consumidor, passando pelo varejo e pelas tecnologias envolvidas nos modelos atuais de consumo. “É justamente nesses momentos decisivos que o empresário deve se superar, investir na proximidade com o lojista e negociar olho no olho. A presença da indústria na feira é sinônimo de segurança para o lojista. É uma resposta ao mercado e significa que há, sim, empresas preparadas para o reaquecimento da economia”, salienta Pelicioli.

# Projeto Comprador

Apostando no otimismo do setor moveleiro em relação ao mercado internacional, a Movelsul Brasil prepara para 2018 a maior edição de Projeto Comprador de sua história. Serão 70 lojistas e distribuidores estrangeiros convidados a negociar com aproximadamente 145 indústrias e designers brasileiros em rodadas de negócios realizadas durante a feira. A ação tem apoio da Apex-Brasil por meio dos projetos setoriais Brazilian Furniture, da Abimóvel, e Raiz, do Sindmóveis.

# Projeto Varejo

Ação inédita que desafiou a indústria expositora a desenvolver produtos assinados por designers que atendam a demandas específicas do varejo nacional. Serão aproximadamente 50 lançamentos apresentadas durante a feira. Para chegar a essas demandas de inovação, tipo de produto e apelo de vendas, a equipe do Sindmóveis conduziu uma pesquisa qualitativa para levantar as demandas das principais redes de lojas clientes da indústria moveleira participantes da Movelsul Brasil.

# Prêmio Salão Design

O Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, apresentará durante a Movelsul Brasil 2018 os projetos finalistas e vencedores dessa edição, que marca os 30 anos de realização pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. Destaque nesse ano para mudanças no regulamento. Em lugar das tradicionais categorias, serão concedidas premiações para primeiro, segundo e terceiro lugares para cada uma das modalidades – Estudante, Profissional e Indústria/Varejo. Haverá, ainda, três superprêmios para os melhores produtos da edição.

Diariamente, o estande do Prêmio Salão Design também terá talks sobre design e inovação. O patrocínio ao prêmio é de Berneck e Interprint.

# Fórum Movelsul: A reinvenção do varejo – Consumo all line

A geração de conhecimento para a cadeia moveleira terá destaque na Movelsul Brasil 2018 com a realização do Fórum Movelsul. Com o tema A reinvenção do varejo – Consumo all line, o evento terá palestras nos dias 13, 14 e 15 de março, sempre das 9h30min às 12h, no Centro Empresarial Bento Gonçalves (acesso pelo Parque de Eventos). Serão duas palestras por dia, com vagas limitadas e inscrições gratuitas, que poderão ser feitas pelo site da feira. Alberto Serrentino, vice-presidente e membro do conselho deliberativo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo); Ricardo Martinez Finger, da Netshoes México; Salvatore Figliuzzi, designer alemão da Interprint; Felipe Pojo, da IBM Watson; Francisco Lumertz, da Selcon RH, e Fabio Freitas Jacques serão os palestrantes.

Serviço | Movelsul Brasil 2018

Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional.

Para mais informações:

www.movelsul.com.br