Movelsul Brasil 2018: a feira da retomada

11/03/2018

A indústria brasileira de móveis está preparada para o reaquecimento da economia a partir desse ano e o pontapé da retomada é a Movelsul Brasil 2018, maior feira de móveis para o varejo e importador, que ocorre de 12 a 15 de março, no coração da Serra Gaúcha. São esperados lojistas, especificadores e distribuidores de pelo menos 50 nacionalidades no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, onde se concentram 246 expositores nesses quatro dias de evento – 5% a mais que na edição passada, em 2016.

A 21ª edição da feira, promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), reúne novidades para a temporada nos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. São esperados cerca de 30 mil visitantes profissionais.

A programação paralela da Movelsul Brasil fomenta ainda mais a geração de negócios, a exemplo dos projetos Comprador, com reuniões direcionadas às exportações, e o projeto Varejo, que desafiou a indústria moveleira a criar produtos que respondessem a demandas apontadas por lojistas nacionais. Para a feira, a integração com o mercado internacional é essencial para a sustentabilidade dos negócios no próprio mercado doméstico, ampliando a competitividade global, além do desenvolvimento da cadeia moveleira como um todo.

Ao mesmo tempo, a geração de conhecimento para a cadeia terá destaque com a realização do primeiro Fórum Movelsul Brasil. São três dias de palestras nas manhãs de 13 a 15 de março, abordando a temática “A reinvenção do varejo: O consumo all line”. Em diferentes abordagens, os palestrantes propõem uma conexão entre o ponto de venda físico e as plataformas de consumo online, o chamado “on e off”. Essas palestras têm inscrições gratuitas, mas as vagas já estão esgotadas. Já o design como estratégia de diferenciação para o setor moveleiro tradicionalmente está presente na feira com a mostra de produtos finalistas e vencedores do Prêmio Salão Design, que, em 2018, completa 30 anos.

O presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves, Edson Pelicioli, salienta que uma feira do porte da Movelsul Brasil é mais que um evento de quatro dias para a indústria moveleira. Por trás de cada edição, a existe um trabalho permanente da entidade na construção de uma percepção positiva sobre a competitividade do móvel brasileiro. Durante os quatro dias de exposição, o Sindmóveis reforça esse trabalho colocando frente a frente o fabricante de móveis e o seu cliente – seja o lojista, especificador ou importador de móveis. “A diferença entre o cenário de tempos passados e as edições recentes da feira é que ela passa a ser um local de posicionamento, comunicação de estratégia e encantamento para o público”, pontua.

Com patrocínio de Sayerlack e Banrisul, a Movelsul Brasil é uma feira profissional, aberta a lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa.

 

Ações paralelas da feira

 

Projeto Comprador

 

O Projeto Comprador da Movelsul Brasil 2018 terá 70 importadores convidados e 145 indústrias moveleiras e designers brasileiros participantes, sendo o maior da história da feira. As rodadas de negócios com importadores serão realizadas com agendamento tanto nos estandes das indústrias expositoras quanto no Lounge Internacional, que servirá de apoio ao projeto. Além das empresas expositoras na Movelsul Brasil 2018, participam das rodadas empresas apoiadas pelos projetos Raiz, Brazilian Furniture e Lux Brasil – todos projetos setoriais de incentivo às exportações apoiados pela Apex-Brasil.

O Projeto Comprador Movelsul Brasil existe desde o ano 2000 e, este ano, o número de importadores é mais que o dobro em relação à última edição da feira. Os convidados vêm dos principais mercados para o setor moveleiro nacional: países da África, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Reino Unido (com expansão para os demais países da Europa).

 

Projeto Varejo

 

Novidade na Movelsul Brasil 2018 é o Projeto Varejo, uma ação inédita e valorosa que desafiou a indústria expositora a desenvolver produtos assinados por designers que atendam a demandas específicas do varejo nacional. Amarrando a feira, a indústria, os designers e lojistas, o projeto aumenta a sintonia entre o setor moveleiro e os principais players nacionais do varejo na atualidade. Essa iniciativa resultou em cerca de 50 peças inéditas de quase 20 expositores que apostaram nesse investimento de inovação.

Para chegar a essas demandas de inovação, tipo de produto e apelo de vendas, a equipe do Sindmóveis conduziu, no ano passado, uma pesquisa qualitativa com algumas das principais redes de lojas clientes da indústria moveleira participantes da Movelsul Brasil. A compilação dessas informações ajudou a indústria moveleira no desenvolvimento de peças inéditas que serão apresentadas para o varejo durante a feira. Os móveis são assinados por designers, que podem ser equipes internas ou estúdios contratados.

 

Os 30 anos do Prêmio Salão Design

 

Orgulhosamente, o Prêmio Salão Design apresenta na Movelsul Brasil 2018 a mostra de finalistas e vencedores que marca seus 30 anos de realização pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. Além da exposição de produtos no pavilhão F durante a feira, no dia 14 de março ocorre a cerimônia de premiação. São 12 prêmios em dinheiro para Estudantes, Profissionais e Indústrias/Varejo, além de três menções honrosas, um Prêmio Madeiras Alternativas e um troféu Professor Orientador.

Essa edição é a primeira em que as tradicionais categorias (móveis para dormitório, cozinha, etc) foram substituídas pela colocação em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada modalidade. Haverá, ainda, três superprêmios para aqueles considerados como os melhores produtos da edição independente de sua modalidade. A colocação de cada premiado será revelada somente na cerimônia, em estilo Oscar. Os vencedores são projetos do Brasil, Argentina e Uruguai.

Com patrocínio de Berneck e Interprint, o Prêmio Salão Design é a mais representativa premiação de design de produto da América Latina e já teve 14.213 mil projetos inscritos em sua trajetória. A comissão julgadora dessa edição foi composta pelos designers Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi.

 

Fórum Movelsul Brasil: o varejo all line

 

O Fórum Movelsul Brasil será nas manhãs dos dias 13, 14 e 15 de março, no auditório da nova sede do Sindmóveis, dentro do Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Com o tema “A reinvenção do varejo: O consumo all line”, palestrantes de diversas áreas promovem assuntos que estabelecem a conexão entre o ponto de venda físico e as plataformas de consumo online, o chamado “on e off”, apresentando com profundidade quais as diretrizes e competências necessárias para adaptação deste novo modelo empresarial altamente conectado.

Temas correlacionados às necessidades da indústria moveleira, como design, tendências e recursos humanos também fazem parte da programação. Participam Ricardo Martinez Finger, CEO do Grupo Netshoes no México, com atuação especializada em comércio eletrônico; Alberto Serrentino, sócio-fundador da Varese Retail Strategy e vice-presidente do conselho deliberativo da SBVC, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo; Salvatore Figliuzzi, Diretor de Marketing e Design da Interprint, multinacional alemã líder no mercado de papéis decorativos; Felipe Pojo, representante da IBM Watson, tecnologia de inteligência artificial para o varejo; Francisco Lumertz, especialista em palestras motivacionais voltadas para instituições de médio e grande porte em todo país; e Fabio Jacques de Freitas, desenvolvedor do modelo de Gestão Através de Ideias Atratoras.

Destinado a lojistas, representantes e empresários do setor, as inscrições são gratuitas e limitadas.

 

Bento Gonçalves, polo de móveis e vinhos

 

Realizada desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), a Movelsul Brasil consolidou o polo moveleiro local como principal do país e vem alavancando o desempenho das empresas no mercado interno e internacional nesses mais de 40 anos. Essa 21ª edição da feira valoriza os atributos turísticos da Serra Gaúcha e a tradição de seu polo moveleiro pelo mote do design. A campanha de comunicação provoca o expositor e visitante: “Design é da nossa natureza”.

O design está no DNA da Movelsul Brasil, no dia a dia da feira, no ambiente de Bento Gonçalves, na paisagem, em tudo o que circunda essa região de grandes móveis e grandes vinhos. Esse terroir que existe no polo moveleiro de Bento Gonçalves é o grande diferencial da região e personagem de destaque na campanha do evento. Nenhuma outra feira de móveis tem como cenário o principal destino enoturístico do país. Se o lojista e o importador vêm à Serra Gaúcha para bons negócios com a indústria expositora, o Sindmóveis deseja e estimula que eles também conheçam bons vinhos, apreciem as belas paisagens e desfrutem dos excelentes atrativos turísticos.

 

Mais sobre a Movelsul Brasil

 

No final da década de 1960, o setor moveleiro de Bento Gonçalves despontava na região. Em poucos anos, passou a representar a principal atividade econômica da cidade, superando o tradicional e centenário setor vinícola. Com o desenvolvimento do setor em profusão, em abril de 1977 nasce o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), momento em que se organizou a feira.

A feira de móveis de Bento Gonçalves surgiu em uma época favorável, impulsionada pelo otimismo dos empresários locais com o crescimento da indústria de móveis. A primeira edição ocorreu como evento paralelo à Fenavinho, no ano em que o setor moveleiro consolidou-se como atividade líder na economia da cidade e reunindo 24 expositores. A partir de 1988, o evento recebe o nome de Movelsul, reunindo mais de 100 expositores. A data marcou, ainda, a primeira edição do Prêmio Salão Design, que comemora agora 30 anos fomentando o design como diferencial competitivo para a indústria moveleira. A internacionalização da feira consolida-se em 2000, quando acontece a primeira edição do Projeto Comprador.

Considerada a maior feira de móveis da América Latina, a feira vem promovendo o desenvolvimento do setor moveleiro nacional, estreitando as relações comerciais entre a indústria e seus clientes e incentivando as exportações através de ações direcionadas ao mercado internacional, consumidor do móvel brasileiro.

 

Serviço | Movelsul Brasil 2018

Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional.

 

Para mais informações:

 

www.movelsul.com.br

www.facebook.com/movelsul.brasil

www.salaodesign.com.br

www.facebook.com/premiosalaodesign

www.instagram.com/premiosalaodesign