Ministério do Trabalho homologa Convenção Coletiva do setor moveleiro

23/11/2018

Foi homologada pelo Ministério do Trabalho nessa sexta-feira, dia 23, a Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 vigente para as empresas do setor moveleiro do polo de Bento Gonçalves – que inclui indústrias de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O acordo foi acompanhado pelos departamentos jurídicos do Sindmóveis e Sitracom, resultando num reajuste de 1,87%, referente ao INPC do período.

A convenção versa, entre outras determinações, sobre os pisos salariais e benefícios ao trabalhador. Com a convenção, o salário admissional da categoria (para o período de experiência de 60 dias) passa a ser de R$ 1.269,20. O salário intermediário é de R$ 1.303,20 e, a partir de seis meses de empresa, o empregado passa a receber R$ 1.472,70.

O presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, pontua que a negociação entre os sindicatos foi extensa e que ambos continuarão trabalhando para a modernização das relações de trabalho, em que empresas e empregados construam um ambiente de crescimento mútuo e contínuo. “A melhor alternativa neste momento de incerteza com relação à economia e alterações promovidas pela Reforma Trabalhista foi a manutenção das cláusulas da convenção anterior, o que traz mais segurança jurídica às relações de trabalho”, afirma.