Manifesto em favor do empreendedorismo

12/08/2020

As micro e pequenas representam 99,1% do total das empresas existentes no País. São 12 milhões de firmas, das quais 8,3 milhões referem-se a microempreendedores individuais. Esse impressionante universo de negócios responde por 52,2% de todos os empregos neste Brasil de empreendedores, atuando nas mais diversas atividades. Em comum, têm dois aspectos fundamentais: o arrojo, criatividade, dedicação e capacidade de trabalho de seus criadores e gestores; e o imprescindível apoio do Sebrae.

Não há exagero em afirmar que este organismo do Sistema S é um pilar fundamental de sustentação das pequenas e microempresas, provendo-lhes suporte em numerosas e relevantes vertentes: educação empreendedora; capacitação dos empresários; articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável; acesso a novos mercados, à tecnologia e à inovação; consultoria de análise dos negócios; acervo consistente de conteúdos sobre gestão, marketing e outras informações basilares; dezenas de diferentes cursos e palestras, presenciais e a distância; e articulação, perante os bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito, de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento.

Ou seja, o Sebrae oferece, em todo o território brasileiro, serviços, informação, formação e consultoria de alto nível, com profissionais altamente qualificados, que as pequenas e microempresas jamais teriam. Tal apoio tem sido decisivo para a abertura, êxito e perenidade de milhões de negócios, contribuindo para a sustentação da própria economia nacional e de numerosos postos de trabalho, considerando-se a relevância do segmento.

Neste momento em que o Brasil está enfrentando a pandemia da Covid-19, que o atingiu quando ainda estava iniciando a recuperação de uma das mais graves crises de sua história, a importância das micro e pequenas empresas ficou ainda mais evidente, não só no plano socioeconômico, com a manutenção de milhões de empregos, como nos serviços prestados à sociedade. Numerosos desses empreendedores estiveram, desde o início, e seguem na linha de frente na luta contra o novo coronavírus.

“Onde tem Brasil tem Sebrae”, diz uma das mensagens institucionais do organismo, dimensionando sua capilaridade e serviços prestados. Mais do que isso, as entidades signatárias deste manifesto afirmam que onde há pequenas e microempresas em grande volume, saudáveis e longevas, há mais justiça social, inclusão pelo trabalho, prosperidade e economia competitiva. Portanto, não podemos prescindir da instituição que oferece decisivo suporte ao segmento!