Inscrições para o Salão Design 2015 iniciam hoje

01/09/2014
Maior premiação da América Latina distribuirá R$ 205 mil em prêmios para estudantes, profissionais e indústrias
 
 A partir desta segunda-feira, 1º de setembro, estarão abertas as inscrições para o Salão Design 2015. O prêmio é realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, com o objetivo de incentivar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica de móveis e acessórios por meio do design. A 19ª edição distribuirá R$ 205 mil em prêmios nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria. 
A exemplo das duas últimas edições, os concorrentes poderão inscrever projetos em sete categorias: Móveis para Dormitório; Móveis para Sala de Estar e Jantar; Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro; Móveis para Área Externa; Móveis para Escritório e Home-Office (incluindo mobiliário para espaços comerciais e públicos); Acessórios Domésticos; e Iluminação.
Nesses 26 anos, mais de 11.200 projetos foram inscritos no prêmio, que é considerado o maior do gênero na América Latina. A diretora do Salão Design, Cristiane Silveira, destaca o crescente reconhecimento internacional, com um aumento expressivo na participação estrangeira. “Temos percebido um movimento muito grande de países da América Latina, que vêm buscando fortalecer seus polos de design. O Salão, nesse sentido, é uma vitrine muito relevante, pois oferece, além das premiações em dinheiro, ampla divulgação dos vencedores”, pontua. 
A comissão julgadora do Salão Design 2015 é formada por cinco profissionais da arquitetura e design que emprestarão seus conhecimentos a serviço do prêmio. Quatro dos jurados já participaram de edições anteriores: as arquitetas Ilse Lang e Isabela Vecci e os designers Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo. A estreia da edição fica por conta da executiva Gláucia Binda, que representará a indústria.
As inscrições poderão ser realizadas até 10 de novembro de 2014 e a avaliação ocorrerá em duas etapas, a partir de novembro. Nessa primeira fase, o corpo de jurados avalia os projetos gráficos inscritos e seleciona os finalistas com base em critérios como o conceito do projeto; forma e função; ergonomia; grau de inovação e sustentabilidade ambiental. Na etapa seguinte, os finalistas enviam para Bento Gonçalves seus produtos ou protótipos em escala natural para julgamento. Além da premiação em dinheiro, os vencedores recebem o Selo Salão Design, que poderá ser utilizado no produto como forma de reconhecimento de excelência em design. 
A divulgação dos selecionados para a segunda fase ocorre em dezembro de 2014 e os participantes terão até maio de 2015 para envio dos produtos. Os vencedores serão conhecidos em junho do próximo ano. Inscrições e download do regulamento: www.salaodesign.com.br.