Inscrições para o Prêmio Salão Design encerram dia 5 de setembro

30/08/2019

As inscrições para a 23ª edição do Prêmio Salão Design encerram dia 05 de setembro. Podem participar brasileiros e estrangeiros – estudantes de graduação ou cursos técnicos relacionados à área de design e arquitetura e também profissionais como designers, arquitetos, estúdios ou escritórios de design e arquitetura, marcenarias, varejo e indústrias. O prêmio é de R$ 10 mil para profissionais e R$ 6 mil para estudantes.

A principal mudança no regulamento este ano diz respeito à tipologia de produtos que podem concorrer ao prêmio. Nessa edição, não haverá categorias para acessórios e iluminação, podendo ser inscritos apenas projetos de mobiliário. São cinco categorias, agora chamadas de desafios: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas.

Com patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil, o Prêmio Salão Design é promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988. O modelo de avaliação dos projetos inscritos também mudou. O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, explica que serão 10 jurados, divididos em dois grupos. Os primeiros cinco convidados farão a avaliação técnico-funcional das peças gráficas inscritas. Na segunda etapa eliminatória, outros cinco jurados farão a avaliação estético-criativa dos produtos finalistas e a escolha dos vencedores.

A avaliação dos inscritos vai ser em setembro e a divulgação dos selecionados para a segunda etapa, dia 10 de outubro. Serão dois grupos de jurados:

JURADOS TÉCNICO-FUNCIONAIS

– Ana Brum: diretora técnica no Centro Brasil Design, coordenadora geral do portal DesignBrasil.org.br

– Maria Cecilia Loschiavo dos Santos: professora titular de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Autora de vários livros sobre design.

– Mateus Conceição: designer de produto com 20 nos de experiência no setor moveleiro, sendo Head Designer do Grupo K1 nos últimos 11 anos.

– Ricardo Dal Piva: analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, prestando consultoria técnica e tecnológica na área de Madeira e Mobiliário.

– Silvana Carminati Heckman: 20 anos de experiência como executiva na gestão comercial em importantes empresas do segmento de design brasileiro. Atualmente, preside a ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores.

JURADOS ESTÉTICO-CRIATIVOS

– Adélia Borges: crítica, historiadora de design e artesanato e curadora. É autora de mais de uma dezena de livros, entre eles Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro, de 2011.

– Fernando Mendes: arquiteto, designer e marceneiro. Trabalhou e conviveu por mais de vinte anos com o mestre Sergio Rodrigues.

– Freddy Van Camp: designer com mais de 50 anos de carreira, premiado diversas vezes, jurado de inúmeros concursos, autor e tradutor de livros sobre design.

– Heloísa Crocco: artista plástica e designer, dedica-se hoje a uma obra que se inspira diretamente da natureza.

– Taissa Buescu: Já contribuiu com dezenas de revistas italianas, brasileiras e inglesas do segmento de design, arquitetura e lifestyle. Desde 2010, é Diretora de Conteúdo da Casa Vogue.

Mais sobre o Prêmio Salão Design

O Prêmio Salão Design é promovido desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e nasceu no maior polo moveleiro do país como para atender às demandas de inovação do setor à época. Em sua trajetória de 30 anos, já são quase 15 mil projetos inscritos. Essa edição terá cerimônia de premiação e mostra dos vencedores na feira Movelsul Brasil, em março de 2020, em Bento Gonçalves (RS). Depois, os premiados da edição ainda participam de exposição em agosto, na programação do Design Weekend São Paulo.

Siga o Prêmio Salão Design nas mídias:

www.facebook.com/premiosalaodesign

www.instagram.com/premiosalaodesign