06/04/2020 Indústria moveleira retoma atividades com aparato reforçado contra contágio
24/04/2020 Sindmóveis oferece assessoria gratuita sobre cenários econômicos

Imprensa / Notícias

13/04/2020

Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves já mostram impacto da pandemia

Os resultados de exportação do primeiro trimestre de 2020 já mostram o impacto da crise do coronavírus. No polo moveleiro de Bento Gonçalves, a queda nas exportações foi de 7,1% frente ao mesmo trimestre de 2019. No Rio Grande do Sul, também foi verificada queda de 7,2% no mercado externo. Apenas no Brasil como um todo, os resultados ainda são positivos, especialmente em função do bom desempenho em janeiro e fevereiro.

Em se tratando do polo moveleiro de Bento Gonçalves, que inclui cerca de 300 indústrias dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, a pior queda ocorreu nas exportações para os Estados Unidos. A redução foi de 37,5% nas negociações do polo moveleiro com esse mercado, quando comparado o primeiro trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2020.

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, já previa que os choques de oferta e demanda causados pelo coronavírus na economia mundial impactariam fortemente as exportações de móveis e de toda indústria brasileira. “Ainda é cedo para avaliar o tamanho da crise e sua extensão, mas o impacto no mercado interno deve piorar ainda mais a situação. Esperamos uma queda em torno de 50% no faturamento do polo moveleiro quanto tivermos os números referentes a março e abril”, lamenta Benini.